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7 dicas de copywriting que você precisa saber!

Mariana
Por Mariana
imagem com fundo verde e rosa, dividida entre uma máquina de escrever e um computador.

Quem quer gerar conteúdos na internet, com certeza já ouviu termos como escrita em copy ou copywriting, afinal esses são termos que designam a escrita persuasiva, uma estratégia de marketing para a geração de conteúdos atrativos que aumentem o engajamento dos leitores ou seguidores além, claro, de aumentar as vendas. 

Se você quer dominar essa técnica e gerar mais interação com o seu público é só continuar lendo que eu vou te explicar tudo!

A técnica de escrita persuasiva

Usar estrategicamente as palavras para conseguir persuadir o consumidor, seja escrevendo e-mails, posts, sites e outras ferramentas de venda é a função do copywriter. Escrever em copy nada mais é do que usar de técnicas da escrita persuasiva para aumentar as conversões e o número de clientes do seu negócio. 

Mas o que é uma escrita persuasiva? 

Escrita persuasiva é uma técnica que contém relacionamento, valor, vantagens e resultados aos clientes, até gatilhos mentais aparecem na escrita persuasiva, a junção de todas ferramentas possíveis que auxiliem na persuasão e conversão do consumidor. 

Essa conversão vai de acordo com as estratégias da empresa, seja ela vendas, inscritos, captação de e-mails ou qualquer outra coisa, a escrita em copy vai ajudar a alcançar o objetivo.  

O que CTA tem a ver com copywriting?

A chamada para a ação (call to action), faz parte da escrita em copy, pois no processo da escrita persuasiva está o convencimento do cliente sobre determinada ação, ou seja, o texto convence e guia a ação do público-alvo.  

O que o copywriting tem em comum com o marketing de conteúdo?

Hoje em dia a maioria das empresas estão na internet e fazem produção de conteúdos, seja ele em blogs, redes sociais, sites e e-mails, todas essas são formas de conversar com a sua audiência. Mas como essa comunicação pode ser de fato eficaz? Com técnicas de copy. 

Essa técnica é bem usada quando o escritor transmite a informação que o seu público-alvo quer saber, agregando os valores que ele acredita e mostrando os benefícios que o seu produto ou serviço oferece. 

Técnicas para arrasar no copywriting

Agora que você já sabe o que é o copywriting, vamos ao guia para você escrever os melhores textos persuasivos:

     1- Saiba quem é o seu público-alvo

O primeiro passo é saber para quem você está escrevendo, qual é a persona do seu negócio? Assim já sabe qual linguagem usar, como se comunicar e o que ele espera ouvir.

     2- Títulos são a porta de entrada

O título precisa chamar a atenção do seu consumidor logo de cara, pois se essa primeira leitura não chamar a atenção ele nem vai continuar. 

Dica: deixe claro qual assunto será tratado, inclua a palavra chave do seu conteúdo no título e não exagere no tamanho. 

     3- CTA incrível

Coloque sempre uma chamada para ação, guie o seu público e seja claro na sua chamada. 

     4- Saiba a abordagem correta

Estude quais são as abordagens, como de linguagem e CTA por exemplo, que mais trazem resultados com o seu público, faça testes e compare os resultados. 

     5- Utilize os gatilhos mentais

Utilize a técnica dos gatilhos para aumentar a sua chance de convencimento da audiência. 

     6- Seja sempre claro

Não confunda o seu público, falando de assuntos e exemplos que não estão relacionados ao seu tema principal. 

     7- Não esqueça dos diferenciais 

Conte para o seu consumidor quais são os seus diferenciais, seus benefícios e valores. 

Como desenvolver a minha copy

Alguns pontos são primordiais para o seu texto, como:

- Conteúdo verdadeiro e relevante: saiba o que o seu público quer ouvir e saber, crie conteúdos com informações confiáveis;

- Saiba qual é o objetivo do texto que está escrevendo: tenha uma estratégia de comunicação, saiba atingir o seu público com a informação que ele precisa, a copy faz parte do inbound marketing e é ferramenta importante na nutrição dos leads;

- Converse com o seu público: depois da criação dos conteúdos, interaja com os seus clientes. É importante manter a comunicação entre ambos, até mesmo para entender o que ele espera da empresa e como ele gosta de ser comunicado. 

O que não fazer na sua copy? 

Você já sabe tudo o que precisa fazer, mas e o que não deve fazer?

- Texto ruim

Atenção com a coerência, com erros gramaticais e linguagem pobre. É sempre importante que os textos sejam revisados, para evitar falhas que empobreçam a sua escrita. 

- Linguagem inadequada

Você precisa conhecer a sua persona! Para quem está escrevendo? A linguagem usada é parte fundamental para captar a atenção e manter o interesse do público, saiba os momentos de ser extremamente técnico, ou não. 

- Não ofereça aquilo que não pode entregar

Não adianta nada você oferecer algo que não pode entregar, afinal você pode manchar a reputação da marca e não tornar os consumidores clientes fiéis. 

O que é SEO e qual a relação com a copy?

SEO é a produção de conteúdos que vão gerar um bom rankeamento orgânico nos mecanismos de busca, isso aumenta a divulgação da sua página, assim como oferece conteúdo relevante para o seu público. 

E qual é a relação com o copywriting? É importante saber quais são as formas de rankeamento dos mecanismos de busca com o SEO e é importante também saber como escrever de maneira atrativa ao seu cliente com copy, inclusive para que ele clique nos seus conteúdos e se mantenha lendo e praticando as ações de acordo com a estratégia. 

Agora você já sabe de tudo, o que fazer ou não no seu texto e porque o copywriting é ferramenta de persuasão, então já pode aplicar a técnica nos seus próximos conteúdos. 

Se ficou alguma dúvida sobre copywriting ou quer auxílio para colocar a técnica em prática, entre em contato com a Gravity!

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Etiquetas: Inbound Marketing, SEO, Marketing Digital

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