Eu gostaria de saber mais sobre os serviços da Gravity

de leitura

Campanha Google Ads - aproveite-se dos concorrentes

Jânio
Por Jânio
Concorrentes

Aqui na Gravity, nós temos 15 anos de experiência em Google Ads! E agora resolvemos compartilhar uma dica bem simples para você, que vai te ajudar a conseguir alguns clientes a mais. O mais legal da dica é que quanto maior for o seu concorrente melhor!

Em primeiro lugar, se você já estiver fazendo esta estratégia que vamos descrever, continue lendo pois ela pode ter detalhes que você não conhecia e assim te ajudar assim mesmo.

Então vamos lá! A dica que tenho hoje é que você pode e deveria dar lances para as palavras do nome dos concorrentes. Assim, quando alguém pesquisar pelo nome do seu concorrente no Google sua empresa vai aparecer lá e você terá chance de se apresentar, antes que ele opte pelo seu concorrente.

Mas antes de executar esta técnica, tem alguns detalhes que você deve conhecer e tomar cuidado...

Campanha Google Ads

Competição

É importante sua empresa aparecer neste momento, pois na jornada de compra alguém que está pesquisando por nome de empresas, em muitas vezes, já sabem o que querem e então justamente no final do funil e bem momento de compra! Assim esteja lá para roubar o cliente da boca do concorrente!

Siga estas dicas ao criar uma campanha com nome dos seus concorrentes:

Passo 1 - Faça uma ampla lista de concorrentes

Você pesca? Eu não pesco, mas conheço uma lógica que usamos aqui para as campanhas Google Ads que fazemos que é a seguinte: Quanto maior a rede, maior a quantidade de peixes e assim maior a fartura.

Em campanhas de links patrocinados Google Ads é assim também, quanto mais palavras-chave maior a rede, desde que a palavra chave tenha uma relevância com o seu negócio. Assim basta conseguir uma lista grande de palavras-chave com base nos seus concorrentes.

E como eu consigo uma ampla lista de palavras-chave para uma campanha de concorrentes? Você precisa de uma lista grande de concorrentes.

pescando concorrentes

Pescando os concorrentes

Entenda aqui uma lógica: Você vai adicionar pelo menos uma palavra-chave por concorrente ok? Quanto maior a quantidade de palavras-chave, maior a quantidade de tráfego que você vai captar.

Assim antes mesmo de entrar na sua conta Google Ads e criar uma lista de palavras-chave de concorrentes, faça uma completa pesquisa de concorrentes.

Faça pesquisa de uma extensiva lista incluindo tanto os pequenos quanto aos grandes - quanto maior a lista melhor!

Como eu encontro uma ampla lista de concorrentes?

Você deve conhecer de cabeça uma lista de concorrentes seus, mas esta lista não é grande suficiente o bastante para captar um tráfego que faça diferença para você. Então você precisa de uma lista bem completa.

Se você não é uma agência de marketing digital que possui ferramentas mais modernas de pesquisa de concorrentes, a melhor maneira de conseguir uma lista completa, acessível para todos, é pesquisar por alguma palavra-chave importante para o seu negócio no Google. Assim o método é ir página por página do Google anotando cada nome de concorrente que encontrar nos resultados de pesquisa.

descobrindo concorrentes

Pode ser um pouco trabalhoso, mas lembre-se de que o seu tempo neste momento vai valer a pena e pode gerar um pequeno adicional de faturamento mensal para sua empresa nos próximos meses ou talvez anos.

Obviamente é importante você estar em um local confortável, com tempo e em um computador desktop ou notebook, pois não irá muito longe tentando fazer esta pesquisa de nome de concorrentes a partir de dispositivos móveis (celular, tablet, etc..)

Durante a pesquisa é bom tomar cuidado com os concorrentes que adiciona. Tente encontrar concorrentes diretos seus, que segmentem exatamente o seu público-alvo como você. Se você adicionar uma empresa do setor que presta serviços ou vende produtos similares mas diferentes do seu ou do seu segmento você pode acabar pagando pelo tráfego errado, assim faça uma grande lista mas seja cuidadoso.

Continuando, o ideal é ir até o final dos resultados do Google, percorrendo página por página. Já tivemos casos de montar listas com centenas de concorrentes e gastando horas na pesquisa do Google.

Vale a pena você montar uma lista bem completa da primeira vez, pois se for tentar montar uma lista mais completa em uma outra ocasião, vai ter que fazer o processo todo de novo pois dificilmente vai se lembrar os concorrentes que já estão na sua lista anterior que fez.

Após descobrir uma boa lista de concorrentes, adicione as palavras-chave do nome deles em uma campanha exclusiva para a estratégia.

Passo 2 - Escolha o Lance Correto

Por mais que a estratégia de colocar palavras-chave dos concorrentes é algo que vale a pena, você deve usar os lances corretos para o as palavras de concorrentes.

Recomendo que dê lances mais baixos do que a média que você tem na conta conta. Alguém pois a probabilidade de alguém engajado com seu concorrente fazer negócio com você é baixa, por melhor que seja a estratégia.

É claro que com o tempo você vai entender melhor qual o lance ideal para sua campanha de concorrentes após analisar os resultados. Mas você precisa decidir um lance inicial enquanto não faz ideia da taxa de conversão da campanha.

O que fazemos aqui é dar um lance de 50% do valor do cpc médio de sua principal campanha de pesquisa. Por exemplo se você tiver um custo de cpc médio de R$ 1,00 na sua principal campanha de pesquisa, você deve usar um lance máximo de R$ 0,50 para sua campanha de concorrentes Como o lance aqui é o máximo com base em uma média, o lance médio deve cair um pouco abaixo dos 50% ficando na faixa de 40%, que é exatamente o nosso objetivo aqui.

É importante que você leve em conta aqui o valor dos lances da rede de pesquisa e desconsidere a rede de display, pois os valores da rede de display são irrelevantes para uma campanha de concorrentes na rede de pesquisa do Google.

Passo 3 - Crie a campanha

Agora que você criar a estrutura para sua campanha, escolha um orçamento desejado, dê um nome para a campanha, escolha a segmentação geográfica, horários, crie grupo de anúncios, coloque uma palavra chave para cada concorrente que pesquisou e crie os anúncios.

Criando os anúncios

Não é muito difícil criar o anúncio para a sua campanha de concorrentes, o mais legal é que você pode e deve aproveitar os seus anúncios de melhor desempenho que já tem na conta, mas deve tomar cuidado de remover qualquer técnica de inserção de palavras-chave do anúncio que for usar na campanha de concorrente, estilo {KeyWord:}.; Evitando assim que o nome do concorrente apareça no anúncio criando um grande problema para você pois não deve jamais mencionar nenhum concorrente no anúncio.

pesquisando na rede

Você deve tomar alguns cuidados como jamais tentar se passar pelo seu concorrente em hipótese alguma! Pois isto poderia lhe render um processo judicial. Se limite a usar palavras-chave do concorrente, mas jamais inclua o nome do concorrente no anúncio ou na página de destino.

Em resumo

A estratégia que descrevemos aqui é muito boa e funciona principalmente se você tem concorrentes fortes, maiores do que você. Como eu disse se você possuir um concorrente muito maior do que você, pode roubar um pequeno tráfego dele que vai lhe render um tráfego engajado importante! Segue o resumo dos passos que indicamos aqui:

  • Tente antes de mais nada pesquisar uma extensiva lista de concorrentes, tanto os pequenos quanto aos grandes - quanto maior a lista melhor! Após descobrir uma boa lista de concorrentes, adicione as palavras-chave do nome deles em uma campanha exclusiva para a estratégia.
  • Dê lances mais baixos do que a média da conta pois a probabilidade de alguém engajado com seu concorrente fazer negócio com você é baixa, mas mesmo assim vale a pena tentar.
  • Não tente se passar pelo seu concorrente! Pois isto poderia lhe render um processo. Se limite a usar palavras-chave do concorrente, mas jamais inclua o nome do concorrente em lugar algum da campanha.
  • Esta estratégia não se aplica a todos os segmentos, por exemplo se você é um médico, um advogado, etc.. Esta estratégia seria anti-ética. Na dúvida não siga a estratégia.

 

concorrentes

Gostou? Tem alguma dúvida? Então comente e tentaremos responder!

Bem, é isso! Espero que a dica seja útil! Se você gostou da dica, converse conosco! Basta clicar no botão abaixo e entrar com suas informações e retornaremos o quanto antes!

Contrate um Google Partner

Etiquetas: Google Partner, Google Ads

Aprenda Marketing Digital em pequenas doses

Você pode vender mais aprendendo Marketing Digital aos poucos. Assim não perca tempo preencha as informações e receba informações que irão se transformar em faturamento para seu negócio.

ebook cc (1)