Eu gostaria de saber mais sobre os serviços da Gravity

de leitura

Agência de marketing digital para pequenas empresas: 9 benefícios

Giovanna
Por Giovanna
proprietária em uma loja de roupas

Algumas micro e pequenas empresas vivem de modo até caótico hoje em dia, sem muita estrutura, muitas vezes de modo informal. Fazer marketing digital é ainda mais desafiador para estas empresas que não possuem recursos financeiros sobrando para pagar uma agência de marketing.

Mas algo que elas não podem abrir mão é de analisar se devem ou não ter sua própria agência de marketing digital cuidando da captação de novos clientes.

É uma decisão difícil que envolve muitas variáveis. Nós aqui separamos algumas informações importantes para tentar ajudar as pequenas empresas a decidirem se contratam uma agência ou se mantém tudo internamente e ainda ao fim separamos algumas dicas sobre cuidados que devem tomar na contratação da agência.

Então, dê uma olhada nos benefícios de ter uma agência de marketing digital cuidando de sua empresa que você talvez não tenha dado conta:

mulher pagando uma compra em uma pequena empresa

Benefícios para pequenas empresas

Benefício 1: Tendências

O mundo digital caminha a passos largos, todo ano tem muitas novidades ou até uma nova tendência que vira tudo que se conhecia de cabeça para baixo. Se a empresa não tiver acesso nem tempo para absorver o que há de novo ela pode perder um grande mercado.

Ter a agência de marketing digital correta que fornece um bom atendimento pode ser fator importante para ficar por dentro de tendências do mercado e ser decisivo para a empresa se manter competitiva.

Benefício 2: Mentoria

Um bom atendimento por parte da agência funciona como uma mentoria para pequenas e médias empresas. Um atendente experiente da agência pode sugerir estratégias que ele conhece de outras empresas que ele atende, mesmo que sejam de setores diferentes. A mentoria não se limita ao marketing digital mas também em outros tipos de insights que o atendimento acaba absorvendo do mercado.

Benefício 3: Perspectiva

Uma agência de marketing digital de qualidade acaba entendendo do negócio como se fosse um funcionário da empresa após certo tempo. Isto ocorre pois é essencial para a agência conhecer conseguir segmentar e captar o público alvo de maneira adequada.

Ao conhecer bem o modelo de negócios a agência pode oferecer uma visão diferente e de fora do modelo de negócios ajudando em ações do estratégico de marketing da empresa.

Benefício 4: Terceirização

Em pequenas empresas a agência funciona como um profissional de marketing dentro da empresa, livrando algumas empresas de pequeno porte de ter que contratar um funcionário específico para isto.

Com o crescer da empresa será fundamental ter uma pessoa dentro da empresa para cuidar do marketing, sem abrir mão da agência para gerenciar a conta da empresa

Benefício 5: Foco

Quando o(s) sócio(s) contratam uma agência de marketing digital para a pequena empresa, eles estarão livrando o tempo de funcionários e o próprio tempo para focar nas atividades da empresa. Deixando toda ou grande parte da atividade para a agência. Isto tem grande efeito positivo pois os gestores da empresa conseguem ter mais tempo para se dedicarem ao planejamento da empresa e no desenvolvimento de seus produtos ou serviços, ajudando assim no crescimento dela ao longo do tempo.

proprietária em uma loja de roupas

Benefício 6: Subsistência

Indo direto ao ponto: Não deixe para contratar uma agência de marketing digital quando estiver quase falindo, pode ser tarde demais.

Nós que trabalhamos em agências nos deparamos muitas vezes com vemos muitas pequenas empresas nos procurando quando é um pouco tarde demais, por exemplo quando estão endividadas e usam a agência como último recurso.

Nada contra empresa empresa que fazem isto, já conseguimos ajudar empresas neste cenário.

Mas talvez seja mais prudente procurar a agência em uma fase mais inicial da empresa, quando tiver capital suficiente ainda e para que dê tempo para a agência conhecer o modelo de negócio e conseguir realmente ajudar.

Benefício 7: Produtividade

Se você paga seu funcionário para ficar perdendo tempo pesquisando palavras-chave para a conta Google Ads (Antigo Google AdWords) ou preocupado com a posição que o website da empresa aparece nos mecanismos de busca, você pode estar jogando sua produtividade no Lixo.

Ao ter uma agência dedicada, a empresa acaba tendo mais produtividade por parte dos funcionários pois se livram de atividades que não são o fim da empresa tendo menos tarefas adversas para se distraírem.

Benefício 8: Economia

Quando a empresa tem funcionários executando tarefas de marketing que não foram treinados acaba ocorrendo maior economia de recursos, assim ainda ligado ao item anterior, produtividade significa economia. 

Benefício 9: Crescimento

O principal benefício é que uma boa agência de marketing digital proporcionará tração ao negócio de forma consistente.

Bônus: O que uma pequena empresa deve levar em conta ao contratar uma agência

Agora que você sabe as vantagens de uma pequena empresa em contratar uma agência não esqueça destes itens que são essenciais para a empresa levar em conta. É Importante saber como escolher uma agência de marketing digital para sua empresa. Dê uma olhada nestes tópicos que separamos.

Custo

Quando você contrata uma agência de marketing digital, você está fazendo um investimento para obter retorno. Assim a ideia é que o valor da agência se pague com o tempo e ainda dê um bom retorno.

Mas lembre-se que isto pode demorar ou não acontecer tão rapidamente como todos esperam, assim vá devagar.

Uma conta que gosto de fazer é levar em conta o pior cenário. Faça as contas assim: imagine ter que pagar a agência e mais todo o marketing exigido por 12 meses sem ter nada em troca, nenhuma venda sequer. Se isto não encaixa no seu orçamento é melhor não contratar esta agência ou esperar um pouco. Se você for em frente na hora errada pode colocar sua empresa em dívida.

Amplitude

Quantos serviços de marketing digital sua pequena empresa precisa? Ela precisa de todos? Ela pode pagar por todos?

Quando eu digo serviços de marketing digital me refiro à Google ads, Facebook Ads, marketing de conteúdo, gestão de redes sociais, SEO, email marketing, etc.

Contrate um Google Partner

Seria ótimo ter todos não é? Mas se você sair procurando uma empresa que tenha todos e ainda caiba no seu bolso você pode estar abrindo mão da qualidade de algum serviço essencial para seu negócio.

Para pequenas e médias empresas eu costumo recomendar que ela tenha somente Google Ads inicialmente até estar financeiramente confortável para contratar outros serviços.

Relatórios

Antes de contratar a empresa desejada, combine a frequência dos relatórios. Uma frequência muito grande como por exemplo semanal pode ser inútil para uma pequena empresa e acabar custando tempo precioso da agência, que poderia estar focando em algo que lhe dê vendas reais. Dê preferência à relatórios mensais, mas que tenha algum tipo de relatório combinado no início da contratação para não ficar sem informações.

Atendimento

Quem vai lhe atender na agência? é uma júnior de 21 anos ou uma pessoa experiente? Muitas empresas não levam em conta isto e pode se essencial para empresas de marketing digital.

Clientes

Peça para a empresa apresentar quais clientes ela já atendeu, quanto maior e mais famoso o cliente melhor.

Opte por empresas que já conseguiram atender contas de marcas de empresas famosas e evite empresas que só trabalham com empresas do porte da sua. Isto parece um paradoxo mas agências que não conseguem captar grandes contas podem não ser o ideal para sua pequena empresa.

Pronto para conversar? Acesse o botão abaixo e vamos conversar em como podemos ajudar sua pequena ou média empresa

Agência de Marketing Digital

Etiquetas: Google Partner, Agência de Marketing Digital

Aprenda Marketing Digital em pequenas doses

Você pode vender mais aprendendo Marketing Digital aos poucos. Assim não perca tempo preencha as informações e receba informações que irão se transformar em faturamento para seu negócio.

ebook cc (1)