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Público-alvo e persona: Entenda as diferenças

Samira
Por Samira
blocos de madeira com icone de pessoas

Ter bons produtos e orçamento para investir não basta para que sua empresa tenha sucesso na sua estratégia de marketing. É importante conhecer bem quem serão as pessoas mais impactadas pelas suas campanhas. Ter o conhecimento de quem são essas pessoas que integram a audiência, suas características e interesses é essencial para que sua empresa possa falar o que elas procuram.

Para alcançar isso, existem dois conceitos que devem ficar bem evidentes na sua empresa e serem analisados com muito cuidado, para que seu negócio possa aproveitar o máximo de seus benefícios e esses seriam: público-alvo e persona.

Quer saber mais sobre eles? Continue lendo!

blocos de madeira espalhados de pessoas

O que é Público-Alvo?

O público-alvo é uma quantidade de pessoas, uma parcela da sociedade para a qual uma empresa ou negócio direciona os seus produtos, serviços e, por consequência, as suas ações de campanha de marketing.

Para compor as informações e definir seu público-alvo é preciso incluir alguns dados socioeconômicos, demográficos e comportamentais como:

  • Gênero;
  • Localização;
  • Estado civil;
  • Classe social;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Idade;
  • Hábitos de consumo;

Onde obter essas informações para definir o público-alvo?

Há algumas formas onde você pode obter as informações que precisa para mapear seu público-alvo.

Mas sempre tenha cuidado, pois nem todas as pessoas que interagem com a sua marca, serão necessariamente seu público. Seu público-alvo serão aquelas pessoas que precisam da sua solução e veem verdadeiro valor nela. 

Algumas formas de reunir essas informações podem ser através de:

  • Conversas com clientes; 

Melhor forma de conseguir informações para mapear seu público. Usar formulários com perguntas estratégicas ou fazer entrevista.

  • Redes sociais;

Usar ferramentas analíticas das redes sociais para coletar dados estratégicos sobre seus seguidores.

  • Google Analytics;

Ótimo para reunir detalhes demográficos sobre seu público e seus interesses.

É importante observar que nem todos esses detalhes são relevantes para fins de segmentação, dependendo do seu produto ou serviço. O objetivo final é criar uma base de clientes ideal e aproveitá-la para dar suporte a pesquisas e táticas futuras.

Exemplo de público-alvo:

  • Mulheres, entre 19 e 50 anos, residentes em São Paulo, com formação superior, classe B e C, têm renda entre R$3 mil e R$5 mil, apaixonadas por moda.

  • Homens, entre 20 e 35 anos, residentes em Minas Gerais, com formação superior completa, classe B, com renda entre R$2 mil e R$4 mil, que preferem compras em lojas físicas e são fãs de motos.

blocos de madeira destacados espalhados de pessoas

O que é Persona?

Se o público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes, que possui uma definição mais ampla, podemos dizer que a persona é um pouco mais específica.

Persona ou buyer persona são a personificação do seu público, seu consumidor chave. Ele é o cliente ideal para sua empresa, construída com base em pessoas reais.

Ao contrário do público-alvo, para definir papéis, não basta considerar apenas dados demográficos e socioeconômicos. É preciso fazer um trabalho mais detalhista de pesquisa para entender as características psicológicas e comportamentais.

Um exemplo para criar uma persona, temos que utilizar algumas informações que serão:

  •  nome fictício;
  •  cargo;
  •  estilo de vida;
  •  hábitos de compra;
  •  hobbies;
  •  idade;
  •  sonhos e desejos;
  •  crenças e valores;
  •  frustrações;
  •  tecnologias que mais utilizadas
  •  redes sociais preferidas;

Qual a importância da persona?

Primeiramente a persona ajuda a empresa a conhecer profundamente seu público ideal. É importante para que se possa indicar as melhores soluções e implementar mais eficientemente as estratégias de marketing.

Além do mais, no caso do Marketing de Conteúdo, a persona será base primordial para a empresa criar conteúdo relevante para seu público. 

Exemplos de personas:

  • Valentina, 26 anos, é blogueira e solteira. Mora em São Paulo. Formada em Marketing, tem um blog e posta dicas de roupas e maquiagem. Sempre acompanha eventos de moda. No seu tempo livre gosta de ir ao parque e frequenta a academia.

  • John, 30 anos, empresário e pai de 2 filhos. Tem uma empresa de médio porte, fatura R$10 milhões por ano. Gosta de comprar para a esposa joias e artigos caros. Quer passar mais tempo com a família. 

Mas afinal, qual é a diferença entre elas? 

Como podemos ver, os dois conceitos se diferenciam em que, enquanto o público-alvo consiste em obter informações mais gerais sobre seus clientes ou possíveis clientes e atingir um pedaço mais massivo da sociedade, já a persona utiliza um detalhamento mais profundo no qual a abordagem é mais específica para um grupo tornando a empresa mais humanizada. 

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Etiquetas: Inbound Marketing, Marketing Digital

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