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4 Vantagens de Anunciar no Google Shopping

Você tem um e-commerce, mas ainda não possui campanhas em Google Shopping? Não perca tempo, comece a anunciar.

Sempre bom ressaltar que o site do Google é o segundo site mais acessado do Brasil, com 1.2B de tráfego apenas em junho/2022, ficando atrás apenas do YouTube (que também pertence a Google) com 2.2B de acessos no mês. Isso faz com que, segundo a Ipsos, a Google esteja em 1º lugar do ranking de marcas mais influentes no Brasil.

As campanhas de Google Shopping permitem que você anuncie seus produtos nesta tão acessada plataforma, facilitando muito, tanto para o vendedor, quanto para o consumidor. Podemos concluir que é uma ótima maneira de se anunciar produtos, não é mesmo?

Você está pronto para anunciar no Google Shopping?

O que é o Google Shopping?

Para entendermos melhor o que é o Google Shopping, precisamos saber sobre outra plataforma antes, e esta plataforma é o Google Merchant Center, pois ele é o primeiro passo para se iniciar campanhas de Shopping.

O Google Merchant Center é uma plataforma que permite a criação do seu feed de produtos, e que são conectados à ferramenta do Google Ads, para que possa se realizar uma campanha de Shopping.

O Google Shopping nada mais é do que um tipo de campanha do Google Ads, e que facilita a compra do usuário que viu seu anúncio e é redirecionado á uma página de seu site que contém as informações do produto, imagens e uma opção de compra, pelo menos.

Fazendo uma analogia, quando você está em um Shopping Físico (momento de compra), você observa a vitrine das lojas (anúncios), se interessa pelo produto e entra na loja (clique no anúncio e redirecionamento para o site), vem um vendedor te atender e te mostrar os produtos (navegação no site e informações de produtos), você se interessa por algum produto e realiza a compra (carrinho virtual). Apesar de você não ter acesso ao produto no exato momento da compra, você preza pela praticidade, pois não precisa usar seu carro e muito menos pagar o estacionamento caro do Shopping, e ainda por cima, recebe ele em casa!

 

Compras Virtuais ou Físicas?

Onde que se encontra anúncios em Google Shopping?

Simples! Sempre que você pesquisar um produto no Google, os anúncios já aparecem em primeiro lugar na página “Todas”. Sempre com uma imagem, preço (facilitando a comparação de preços), prévia da descrição e anunciante. Se preferir, no site do Google tem uma aba que se chama “Shopping”, e se você for nela, abrirá uma interface maior e com mais produtos para você escolher.

Além disso, você também pode encontrá-los na aba de imagens do Google, nos sites de parceiros de pesquisa do Google, e, por fim, na rede de display, que inclui Gmail e YouTube.

google shopping de vídeo game

 

Como que se cria uma campanha Shopping?

Até então, em minha narrativa, eu estava posicionando você, meu caro leitor, no lugar do comprador. Mas agora eu decidi inverter seu papel. Você será o anunciante a partir deste momento!

Para que você comece a anunciar um produto de sua loja, você deverá seguir os seguintes e simples passos:

  • Primeiro tenha uma conta no Google Merchant Center, configurado com a sua loja virtual e com todos seus produtos cadastrados em um feed.
  • Faça o login em sua conta Google Ads (Se não tiver, crie uma).
  • Vá na aba das “Campanhas” e crie uma campanha.
  • Irá aparecer para você selecionar seu objetivo, que fica a seu critério, e logo após você deverá selecionar o tipo de campanha, que seria
  • Após isso, você deve nomear a sua campanha, e inserir os locais que você gostaria de atingir com ela.
  • Dando continuidade, você vincula sua conta no Google Merchant Center.
  • No próximo passo você deverá escolher entre dois tipos de campanhas Shopping. A campanha automática do Shopping x A campanha manual do Shopping. (Explicarei no próximo tópico).

Caso você selecione a Campanha Manual.

  • Escolher uma estratégia de lance.
  • Definir o orçamento que você deseja que seja investido ao dia.
  • Selecionar a prioridade da campanha, entre alta, média e baixa.
  • Configure as segmentações de sua campanha de acordo com a estratégia que você irá utilizar.Imagem brand idn visual

Como eu disse, há dois tipos de campanhas shopping, cada uma com sua característica a fim de suprir as necessidades de seu modelo de negócio. E prometido anteriormente, irei explicá-las agora.

Google Shopping Automática x Google Shopping Manual. 

Na campanha automática do Google Shopping, você possui menos necessidade de configuração, pois a Google faz este trabalho para você, fazendo com que, consequentemente, você tenha um menor poder de personalização, muito menos com os canais que serão veiculados, mas por outro lado, exige menos manutenção e acompanhamento. Essencial para empresas com um tíquete médio menor e que precise que traga muitas conversões.

Já a campanha manual de Google Shopping, tem um alto poder de personalização, e você tem mais liberdade de agir de acordo com a sua estratégia, porém requer mais atenção, mais acompanhamento e mais tempo para sua manutenção. Você terá o poder de segmentar o público manualmente, então ela é mais eficaz para empresas com maiores tíquetes médios, com uma público-alvo mais segmentado e com baixo volume de conversão. Pesquisa de produtos no Google

Agora que você chegou até aqui, está na hora que eu te apresento 4 vantagens de se utilizar o Google Shopping. Vamos lá?

Vantagem 1- Os formatos do anúncio geram mais interesse ao usuário.

Os anúncios de campanhas do Google Shopping têm por si só um formato muito informativo, em que o usuário tem acesso à imagem do produto, ao título, à descrição, ao preço e ao vendedor, antes de entrar no seu site, ele já passou por um filtro, que é a geração do interesse nele, tornando-o um usuário qualificado para a compra.

Vantagem 2- Usuários qualificados para compra.

As campanhas têm um maior potencial de atingir usuários do Google que estão em seu momento de compra, e além de que, como ele entrou em site devido ao interesse que ele possui em seu produto, os cliques no anúncio são mais efetivos, ou seja, você está pagando pelo clique de uma pessoa que possui um nível de engajamento alto em questão ao seu produto.

Vantagem 3- Gerenciamento mais simples quanto aos outros tipos de anúncio.

Quando o assunto é gerenciamento de campanha, um grande desafio para quem está começando a anunciar são as palavras-chaves de pesquisa. Mas com as campanhas Shopping, não é um assunto a se preocupar, já que, ao invés de ter que configurá-las, os anúncios de produtos aparecem de acordo com as palavras presentes em seu feed de produtos que está integrado com o seu Google Merchant Center.

Vantagem 4- Os seus concorrentes estão anunciando em Google Shopping.

De acordo com o estudo “State of Search Brazil”, 70% dos usuários, no Brasil, utilizam o Google para procurar produto com a finalidade de consumo, e com o crescimento incansável do e-commerce nos últimos tempos, as empresas por si só, veem no Google um altíssimo potencial para anunciar seus produtos, além de que, estamos falando do segundo site mais acessado no Brasil, então, provavelmente, o seu concorrente já está utilizando o Google Shopping, e você não querer perder clientes para ele, não é mesmo?Anúncios geram conexões

 

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