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4 segredos sobre o que UX pode fazer nas vendas

Como é a experiência dos seus clientes ao entrarem no seu site? Como eles navegam? Encontram com facilidade os produtos que procuram na página? As conversões são boas? Todas essas perguntas fazem parte da experiência do usuário na sua página e elas podem ser todas analisadas para a melhoria do desempenho da página e claro, para aumentar o número de conversões. Mas não podemos esquecer que a experiência não está relacionada apenas aos meios digitais, ela está no ponto de venda, está no produto e até me como ele vem embalado e toda experiência tem um objetivo, agradar o cliente. 

Se a sua empresa quer melhorar as vendas, continue nesse artigo que eu vou te explicar tudo sobre UX e como você deveria estar planejando as suas estratégias de melhoria da experiência.

Primeiro, o que é UX?

User Experience, em português experiência do usuário, envolve toda a experiência do usuário com um produto, desde a sua aquisição, design e tudo o que envolve a experiência durante o consumo. O termo não se limita a sites, aplicativos e ao mundo online. 

Foi Don Norman quem popularizou o termo nos anos 90 quando trabalhava na Apple. Norman acreditava que os termos que usavam na época não faziam jus ao trabalho como um todo, de certa forma limitavam a compreensão sobre o seu trabalho. O próprio Norman também diz que a usabilidade não pode se limitar aos produtos digitais. 

UX na prática

Sabe aquele computador novo em que você considera que tudo está perfeito, a forma como você abriu a caixa, ligou, ele possui configuração fácil e clara, o atendimento na loja da marca foi excelente, todos esses aspectos do uso de um produto e serviço envolvem a experiência do usuário.

Para um site a experiência do usuário é todo processo no acesso, ou seja, a navegabilidade dele na plataforma, a facilidade para encontrar o que procura, carregamento da página, informações claras e diversos outros pontos em que um ux designer trabalha para melhorar a jornada do cliente na página. 

Então o profissional de UX que trabalha para oferecer a melhor experiência para aqueles que usufruem de produto ou serviço e ele não se limite apenas ao design, mas todas as funcionalidades como um todo e esses profissionais auxiliam na fidelização de clientes por serem capazes de melhorar a usabilidade como um todo e deixar a experiência melhor. 

UX writing 

Voltado para a escrita, o UX Writing foca nos pontos de contato com o cliente. Desde a escolha de palavras, maneira de comunicar e estratégia de conteúdo. O objetivo é comunicar de maneira clara e objetiva com o cliente, criando boas experiências e aumentar a relevância da marca na percepção do cliente. Todos os elementos para que a arquitetura da informação durante a comunicação seja a melhor possível, como tom de voz, pontos de informação e como ela será distribuída. 

A experiência nas vendas

Não tem como separar experiência do usuário das vendas. Um dos maiores benefícios de melhorar a experiência com base em UX é entender o cliente e tê-lo como base das melhorias a serem implantadas. 

Um cliente que navega por uma boa página, onde as informações são claras e a experiência é agradável ele navega mais, uma loja com bom atendimento faz o cliente permanecer mais tempo dentro e estar na sua loja é sinônimo de aumento na chance de vendas e fidelização desses clientes. Além disso não podemos esquecer que hoje em dia os clientes pagam por uma boa experiência, ou seja, quanto melhor o que oferece menos o preço será relevante, um exemplo muito famoso são os produtos da marca Apple, que oferecem uma experiência especial desde o ponto de venda, passando pela embalagem e por seus produtos propriamente que carregam mais do que clientes, fãs da marca. 

Vantagens do UX

Ainda não está com dúvidas do por que o UX é importante, então aqui vai uma lista dos motivos pelos quais esse trabalho é relevante para o seu negócio:

1- Aumento nas vendas: pois o cliente se sente bem durante o processo de compra e satisfeito com os produtos que adquire,. 

2- Clientes fiéis: se estão satisfeitos com o que compram eles indicam e muitas vezes essa indicação e divulgação pode ser nas mídias online, ou seja, divulgação gratuita e de qualidade.

3- Assertividade nas estratégias: estratégias baseadas no consumidor tem maior chance de darem certo, já que a principal fonte de informações é o seu público-alvo. 

4- Percepção de valor maior, pelo cliente: boas experiências aumentam a percepção de valor pelo cliente. E quando ele enxerga o valor do está adquirindo ele fica mais suscetível a fazer uma recompra. 

O que é UI?

UI é de User Interface e ele está voltado para a interface da página, a arquitetura da informação na página. O objetivo é que a página seja agradável aos que interagem com a mesma, seja ela sites, apps e até aparelhos que temos em casa como televisões e eletrodomésticos. 

E como eu vou saber quais são as melhores versões do meu site ou produto? Umas das vantagens das páginas web é a possibilidade de análises com métricas e testes A/B, onde por exemplo você pode usar duas opções de call-to-action e ver qual se desempenha melhor, qual traz mais conversões para o seu site. 

UX vs UI

UX está relacionado à experiência e como o cliente vai vivenciar aquilo, como ele vai se sentir durante a visita ao site, a ida no ponto de venda, o uso do produto ou a como vivenciar o serviço. UI é a interface visível, como você será guiado durante a sua experiência no site. 

Estrategicamente é essencial que ambos estejam em sintonia, a ideia é que se complementem, para que o cliente como um todo fique satisfeito com o que está sendo ofertado, desde o início da compra até o momento de uso do que foi adquirido. 

Agora que você já sabe tudo sobre User Experience e como é entender a mente do consumidor pode colocar em prática as estratégias de melhoria tanto no site, quanto no ponto de vendas, para atrair mais clientes, cativá-los, torná-los clientes fiéis e que indiquem seus produtos e serviços.

Quer atrair mais clientes para sua loja? Entre em contato com a equipe da Gravity que nós podemos te auxiliar.

Agência de Marketing Digital

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