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Campanha Black Friday: como planejar para vender mais

Criar uma campanha black friday tem se tornado uma prática essencial para o faturamento dos comércios de qualquer segmento. Mas você sabe o por que esse dia é tão esperado pelos consumidores?

Pois bem, a Black Friday foi criada nos Estados Unidos, lá na década de 60. Ela acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, mas por que dessa data?

Pois é logo após o Dia de Ação de Graças, um dos feriados mais importantes para os norte-americanos, que ocorre na última quinta-feira do mês de novembro.

Para atrair os clientes em um dia pós feriado, os lojistas criaram grandes descontos. E se acontece desde a década de 60, deve ter feito sucesso, não é mesmo?

Mas por que se chama Black Friday?

Ao menos no comércio varejista e de serviços, a Black Friday foi um termo que ficou popular quando se faziam os levantamentos financeiros, em que se identificavam os lucros através de uma caneta preta e os prejuízos em vermelho.

Por conta do grande volume de vendas, muitas lojas saíam do vermelho, seja no mês de novembro ou até mesmo do ano, então acabou se tornando popular no comércio chamar de Black Friday.

A campanha Black Friday chegou ao Brasil em 2010, um pouco tímida, com poucas lojas aderindo, mas que já em seu primeiro ano, obtiveram 3 milhões de reais em faturamento. Mas logo no ano seguinte, em 2011, a data já alcançou 100 milhões de reais.

Mas como é que faz essa campanha Black Friday? Como é possível vender mais nessa data? Quanto é necessário oferecer de desconto?

Todas essas dúvidas, vamos responder nesse artigo, veja abaixo o que trouxemos:

  • 3 dúvidas que os lojistas têm
  • 3 dicas para usar na Black Friday
  • Como vender mais na campanha Black Friday

Mulher com sacolas de compras em um shopping

3 dúvidas que os lojistas têm

Vamos começar respondendo algumas dúvidas que a maioria dos lojistas têm, para você não ficar perdido na hora de planejar uma Black Friday de sucesso. Pois bem, por onde começar uma campanha Black Friday?

Primeiro passo é definir os produtos que serão vendidos em destaque (oferecendo um grande desconto), com o intuito de ter um estoque o suficiente para superar as expectativas de vendas. Abaixo temos uma lista dos produtos que são mais vendidos durante a Black Friday, confira:

  1. Roupas e sapatos: 43%
  2. Eletrônicos (mídias, áudio e vídeo): 34%
  3. Jogos e brinquedos: 33%
  4. Computadores: 28%
  5. Celulares e tablets: 22%
  6. Cosméticos e perfumaria: 21%
  7. Livros: 21%
  8. Joias e relógios: 20%
  9. Móveis e decorações: 17%
  10. Comidas e bebidas: 16%

Este top 10, segundo a Statista, que é uma empresa focada em estatísticas e pesquisas, fez um levantamento dos produtos mais vendidos durante a Black Friday, a porcentagem se refere ao quanto cada um dos itens aumentou em suas vendas em relação a Black Friday 2020 para a Black Friday de 2021.

Isso pode te oferecer ideias de produtos ou ao menos te dar uma ideia de planejamento estratégico para a Black Friday. Preparar o estoque, junto de uma logística de entrega, te ajudará a escapar de problemas e reclamações dos clientes.

A segunda dúvida que precisa ser solucionada é a da logística, como já havia citado, é fundamental não depender de uma logística externa, principalmente de uma que é muito procurada, como os Correios, então planeje com antecedência uma maneira de entregar seus produtos, caso seja um e-commerce.

Já se for em lojas físicas, é importante oferecer um bom atendimento, certifique-se de haver um espaço que acomode as pessoas pelos corredores, além disso, treine sua equipe para oferecer esse bom atendimento.

A terceira dúvida é: Quanto de desconto é ideal para oferecer?

Em campanhas de Black Friday, muitos lojistas irão oferecer descontos, então a concorrência será forte, esse é o primeiro ponto para se atentar de que um desconto muito baixo, pode não chamar a atenção.

Portanto, é interessante planejar para oferecer uma jornada de compra interessante e que engaje o lead, traga um brinde, uma surpresa, plante a semente da curiosidade. Traga um anúncio de "faltam 3 dias para a Black Friday", a experiência do cliente é uma situação que contribui muito para ser um diferencial.

Por exemplo: uma campanha que fez muito sucesso foi a do Magazine Luiza, em que eles fizeram uma caixa surpresa que variava o preço entre 99 reais, até 299 reais. Nessas caixas poderiam vir qualquer produto, selecionado de maneira aleatória pela Magazine Luiza, houve envios até mesmo de notebooks, já imaginou receber um aparelho desses por apenas 99 reais?

A campanha Black Friday precisa ser um foco de sua empresa, ela esteve no top 3 de datas comemorativas que tiveram mais faturamento no mercado, ficando atrás apenas do Natal e Dia das Mães, segundo o G1.

Mulher fazendo uma compra com cartão de crédito pelo notebook

Porém, o planejamento estratégico não para por aí, Veja:

3 dicas para usar na Black Friday

Na Black Friday engana-se quem acha que é só adotar descontos que choverá clientes na sua loja ou em seu e-commerce para comprar os itens em promoção. É preciso criar planos para atrair seu público-alvo durante todo o ano.

Então para iniciar uma campanha Black Friday é importante trabalhar com marketing digital, seja para lojas físicas ou seja para e-commerce, mas como isso é possível?

Google Ads

Uma ótima estratégia para se adotar é trabalhar com Google Ads, pois ele consegue chamar a atenção para os dois formatos de lojas. Com seus meios de divulgação, o Google Ads consegue alcançar um público-alvo para direcionar as suas campanhas Black Friday para quem mais se interessa.

Caso alguém faça alguma pesquisa no buscador do Google, em que a palavra-chave tenha relação com o que você vende, seus anúncios serão exibidos para que a pessoa veja seu produto.

Além disso, existem os testes A/B na plataforma do Google Ads, que é um mecanismo de teste das suas campanhas de Google Ads, em que você pode desenvolver uma linguagem e um design exclusivo para a Black Friday, o que deve incentivar o lead a entender que as ofertas são por tempo limitado.

A Lojas Americanas é um exemplo disso, já que no mês de novembro eles utilizam a comunicação de Red Friday, com uma linguagem diferente para o evento e um design exclusivo em suas páginas.

Se planeje para a Black Friday

Crie um orçamento exclusivo para a campanha Black Friday, isso vai te oferecer uma organização melhor para a promoção, tanto em estoque, como o investimento em marketing digital, por exemplo.

Com essa estratégia, você poderá definir a data de início das promoções, da comunicação, elaborar o design, entre outros planejamentos que são essenciais para o sucesso da campanha Black Friday do seu comércio.

Formas de pagamento

O pix foi uma transformação na velocidade de pagamento e do atendimento em muitas lojas físicas e e-commerce. Agora, não é somente o cartão de crédito que confirma o pagamento no mesmo dia para uma compra online, por exemplo.

Adicionar essa forma de pagamento em suas opções é muito importante para a jornada de compra do cliente, pois ela irá possibilitar que pessoas que não tenham acesso a um cartão de crédito, consigam confirmar a compra de maneira instantânea.

Homem fazendo um pagamento com o celular

Isso vai te ajudar a vender mais, mas eu tenho outras dicas para te ajudar a aumentar suas vendas na campanha Black Friday, vamos ver:

Como vender mais na campanha Black Friday

Vender mais é o que todo comerciante deseja, e quando chega a Black Friday é o momento ideal para que você turbine as suas vendas, com um planejamento bem feito e organizado, você vai impulsionar suas vendas dentro desse evento que é o top 3 em datas que o comércio mais vende.

E vamos iniciar o planejamento para vender mais na campanha Black Friday, pensando na jornada do cliente, que é entrando em seu site, para isso, lá vai a primeira dica:

Se você tem dificuldade em oferecer desconto

Especialmente no Brasil, em que os impostos e as taxas de marketplace ou de máquinas de cartões complicam qualquer varejista ou prestador de serviço a oferecer grandes descontos, como os que são praticados nos Estados Unidos, por exemplo, com 40% ou até 50% de desconto.

Mantenha o cliente curioso, utilize uma linguagem exclusiva para a Black Friday e ofereça algo com que a pessoa desperte o interesse por aquele produto, por exemplo: "só na Black Friday, hoje até 18h você ganha um presente", "comprar e ganhar é só hoje na Black Friday", etc.

A velocidade do seu site

O seu site é a porta de entrada para a sua campanha Black Friday, você deve focar nas melhorias dele, e o principal ponto de início deve ser a velocidade de abertura do seu site. Segundo uma pesquisa da Sweor, 47% dos consumidores esperam que um site abra em menos de 2 segundos.

Para diminuir o tempo de abertura do seu site, você pode usar o Google Pagespeed, ele te oferece um relatório com o que está precisando de otimização. Além disso, o Google usa como métrica para impulsionar sua página no buscador, o tempo de abertura do site.

Crie uma campanha e uma lista exclusiva de e-mail marketing 

Criar uma campanha Black Friday de e-mail marketing deve ser uma de suas prioridades, pois você poderá organizar seus clientes e poder ter uma taxa de conversão maior, indicando ofertas com mais coerência ao perfil do lead.

Por exemplo: você tem um e-commerce de roupas, em que possui 1000 leads, sendo 400 deles homens e 600 sendo mulheres, então você pode criar dois e-mails, com ofertas exclusivas para cada um dos públicos, a tendência é ter mais êxito na taxa de conversão.

O e-mail precisa ter um design exclusivo para a Black Friday, o que vai criar uma sensação de urgência para que o lead entenda que se ele não aproveitar a promoção, não terá outra chance. Então use: oferta somente da Black Friday, promoção exclusiva da Black Friday, entre outros assuntos que incentivem a abertura do e-mail.

Com essas práticas, sua campanha de e-mail marketing deve render boas taxas de conversão.

E para garantir uma campanha Black Friday que tenha muitas conversões, invista em marketing digital com a Gravity.

Agência de Marketing Digital

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