Eu gostaria de saber mais sobre os serviços da Gravity

de leitura

Como usar e-mail mailing na sua estratégia de marketing digital

Samira
Por Samira
email marketing

Você conhece e-mail mailing? E não, você não leu errado. O e-mail mailing é uma outra forma de chamar o nosso famoso e-mail marketing que é um dos pilares do Inbound Marketing.

O e-mail marketing foi durante muito tempo sinônimo de fraudes, spam e abordagens agressivas, assim levando muitas pessoas a jogarem esses e-mails para a lixeira.

Com o avanço da tecnologia e usando estratégias avançadas, hoje em dia podemos ter um uso mais eficiente desses e-mails, fazendo eles chegarem em pessoas certas e com a mensagem certa.

Com infinitas ferramentas à disposição hoje em dia, o e-mail mailing (e-mail marketing) é ainda umas das melhores apostas para aumentar a comunicação do seu negócio. Com alcance muito grande, essa é uma ótima ferramenta de publicidade.

Ficou com dúvida? Então continue lendo.

O que é e-mail mailing?

O e-mail mailing (e-mail marketing) é a utilização de e-mails para promover sua empresa, com o objetivo de nutrir e manter o relacionamento com seus clientes e gerando resultados nas vendas.

Oposto do spam, a estratégia do e-mail marketing propõe enviar para os clientes ou possíveis clientes informações relevantes sobre a marca, serviços, produtos e promoções. 

A empresa Radicati fez um levantamento que diz que em 2024, o número de usuários de e-mail poderá exceder mais 4,4 bilhões. Com mais de 316 bilhões de e-mails enviados, segundo o estudo.

Como podemos constatar pelos números mostrados, é inevitável pensar o quão importante é o e-mail marketing, tanto para gerar e fidelizar Leads.

carta com celular dinheiro busula em volta

Por que utilizar e-mail mailing?

Com um custo relativamente baixo comparado com outros tipos de publicidade, como ads, banners ou anúncios patrocinados em redes sociais. Com uma boa campanha de e-mail marketing, você consegue ter toda atenção do seu prospect.

De acordo com os dados da Campaign Monitor, um e-mail é 40 vezes mais propício à obtenção de novos clientes para sua empresa do que a rede social.

Ainda tem dúvida do por que usar o e-mail marketing na sua estratégia?

Irei te mostrar aqui algumas vantagens que os e-mails podem trazer para sua empresa.

O grande alcance

Agora imagina você enviar uma mensagem para um número ilimitado de clientes sem precisar ter um grande gasto.

O nosso endereço de e-mail reúne todas as ações que fazemos em vários outros canais. Em qualquer site que fazemos login, criamos um endereço de e-mail. Sendo assim, ele é uma parte necessária das atividades de um usuário.

Para ficar mais claro vamos ver alguns dados de uma pesquisa feita em 2018 pela Rock Content a respeito do uso do e-mail marketing:

  •     97,6% de pessoas entrevistada possuía ou tinham acesso ao e-mail pessoal;
  •   95,9% checavam a caixa de entrada todos os dias;
  •   1,6% tinha e-mails, mas não acessaram;
  •   0,8% não tinham e-mail.

A previsibilidade

Quando fazemos um post nas redes sociais, não temos garantias de que todos seus seguidores irão receber sua mensagem. Isso acontece por causa dos algoritmos que indicam quais post são mais pertinentes para os usuários.

Diferente das campanhas das redes sociais que são imprevisíveis, o e-mail marketing você já tem uma previsibilidade. Quando enviamos uma mensagem por e-mail, já sabemos quem irá receber.

Um formato flexível

Um e-mail possui liberdade para você criar um conteúdo. Podemos incluir elementos gráficos, templates, imagens e até gifs.

Através dele, você pode incluir links para seu site, páginas da web ou gerar mensagens curtas. O e-mail pode ser como você quiser!

Retorno financeiro

Além de ser sustentável, o e-mail marketing é uns dos métodos de melhor custo-benefício no marketing digital.

Conforme com as informações da Litmus em 2019, a cada $1 investido em e-mail marketing, o retorno para as empresas era de $42.

Seu canal próprio

Diferente das redes sociais, que depende das plataformas que usam algoritmos que determinam se seus posts são relevantes ou não. O e-mail é um canal próprio, que não precisa de uma entidade externa determinando o como, quando você deve enviar mensagem.

iStock-489432938

Tipos de e-mail marketing

Na sua estratégia você pode usar vários tipos de e-mails.

Com e-mail marketing, podemos contar com vários formatos de campanhas, como newsletters, ofertas, cartões comemorativos, avisos, divulgações etc.

A seguir, irei explicar um pouco sobre esses formatos.

Newsletter

Uma newsletter é o jeito mais tradicional de e-mail marketing. Uma forma de comunicação para criar um relacionamento com seus clientes de maneira mais leve e atualizando-os com assuntos que eles se interessam.

Traduzindo para o português, a newsletters é um boletim de notícias. Podendo ser enviado diariamente, semanalmente ou quinzenalmente. Com as mensagens sendo enviadas regularmente, esse formato ajuda a manter seus clientes bem informados e próximos da sua marca.

E-mails promocionais

Os e-mails promocionais são aqueles que promovem a venda de produtos ou serviços para seu cliente.

Esse tipo de e-mail tem que ser mais objetivo e com imagens, para que quando for aberto ele prenda de imediato a atenção do comprador e que o leve a clicar.

Como o foco deste e-mail é a conversão, você tem que fazer de uma forma otimizada para mandar para a pessoa certa. E como fazer isso? A chave está na segmentação, em outras palavras, enviar para seu público-alvo que esteja interessado no que você está oferecendo.

E-mails sazonais

Os e-mails sazonais estão relacionados aos e-mails enviados em datas comemorativas para impulsionar vendas.

Essas datas como dia das mães, dia dos namorados, Natal e Black Friday são umas das épocas que são ótimas para gerar campanhas sazonais, pois essas são ocasiões que tem um grande movimento no mercado.

E-mail marketing de boas vindas

Quando um prospect se tornar um lead, ele recebe um e-mail de boas-vindas que deve ser enviado automaticamente.

Esse e-mail irá apresentar ao seu cliente o que ele vai receber daquele momento em diante. Apresentando desde o primeiro e-mail o que ele  pode esperar da sua empresa. Sempre tenha cuidado com o teor da mensagem que você irá enviar para não desmotivar o seu cliente.

E-mail para cliente inativo

Quando um cliente deixa de comprar, ele se torna um cliente inativo.

Para esses clientes temos que fazer uma oferta de conteúdo personalizado, mapeando seu histórico para descobrir o que eles têm interesse.

É importante criar e-mails direcionados, destacando a importância do assunto do seu e-mail e também não podemos esquecer de segmentar os seus Leads.

Umas dicas que você pode usar para engajar seus leads. São :

  •       Perguntar que tipos de conteúdo eles querem;
  •       Fugir de e-mails de grupo (como contato@)
  •       Alerta ao seu cliente que ele não vai receber spam;
  •       Criar campanhas segmentadas para seus clientes nas redes sociais (usando os e-mails deles para encontrá-los).

E-mail marketing para e-commerce

As empresas que trabalham com e-commerce têm uma vantagem para conseguir sua lista de e-mail marketing, visto que podem fazer campanhas de cadastro na sua própria loja virtual.

Quando você conseguir os cadastros e segmentar os seus clientes, você conseguirá mantê-los avisados sobre as promoções, divulgar novidades e enviar alertas para lembrar de itens abandonados em seus carrinhos de compra.

 

Se você leu até aqui, você já está pronto para começar a usar o e-mail marketing como umas das suas estratégias de marketing digital.

 

Ainda tem dúvidas e não sabe por onde começar?. Entre em contato com a Gravity e iremos te ajudar.

Agência de Marketing Digital

Etiquetas: Inbound Marketing, Marketing Digital

Aprenda Marketing Digital em pequenas doses

Você pode vender mais aprendendo Marketing Digital aos poucos. Assim não perca tempo preencha as informações e receba informações que irão se transformar em faturamento para seu negócio.

ebook cc (1)