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Black Friday 2019: 17 dicas de como vender mais

Jânio
Por Jânio
caixa com black friday escrito no interior

Você tem dúvidas de como fazer uma ótima promoção para a Black Friday? Não perca as 17 dicas que separamos para você conseguir vender mais.

A Black Friday ocorre em 29 de Novembro de 2019 e  vai ser muito especial para o mundo online. Segundo uma pesquisa Google/Provokers vai ser a primeira Black Friday que as vendas em comércio eletrônico devem crescer a ponto de se igualar com as vendas em lojas físicas. Além disso assim como ocorreu em 2018 os níveis de desconfiança do consumidor com o evento deve diminuir mais ainda.

Se você vende qualquer tipo de produto que possa ser anunciado na Internet leia esse artigo e fique por dentro de algumas dicas de aproveitar e faturar mais.

Dica 1: Faça um Planejamento

Não crie simplesmente um desconto para a promoção de Black Friday, ao invés disso chame seus funcionários e faça uma rápida reunião sobre o tema. Pegue algumas ideias, faça algumas rápidas pesquisas e programe-se quanto a promoções, condições, datas, estoque, atendimento, etc..

Lembre-se também de elaborar os termos da promoção: Para quem se aplica, se é cumulativa, se clientes existentes podem usufruir, etc..

Claro que nem tudo vai ocorrer conforme espera e vai ter que mudar os planos no meio do caminho, mas um bom planejamento inicial vai fazer sua empresa aproveitar mais da Black Friday.

Dica 2: Gaste o esforço conforme seu nicho

Não são todos os modelos de negócios que faturam bastante com a Black Friday. Assim se você por exemplo não tem um e-commerce não se preocupe tanto com ela.

Existem algumas categorias que são as preferidas dos consumidores e estas devem ser as que mais se preocupam com as questões.

As principais categorias são as lojas virtuais que vendem Eletrônicos, Eletrodomésticos, Celulares e Informática. Em um segundo nível estão as lojas que vendem Moda, Saúde e Decoração E em um nível menos preferido pelos consumidores na Black Friday estão as categorias de Saúde, Livros, Alimentos e Esportes.

Assim, veja qual categoria sua empresa se encaixa e qual a importância que você deve dar para a Black Friday

Dica 3: ...mas jamais fique de fora

Mesmo que não esteja na lista anterior, fazer uma promoção e participar da festa da Black Friday vai mostrar para seu mercado que você está por dentro.

Nunca deixe de fazer uma ação, mesmo que seja algo somente para sua base existente.

Dica 4: Avise sua agência web com antecedência

Avise sua agência de marketing digital com a devida antecedência sobre suas intenções com a Black Friday. Lembre-se que ela provavelmente deve ter outros clientes que vão demandar criação de peças gráficas, ideias, etc.. na mesma data.

Se você avisar antecipadamente provavelmente vai ter uma atenção melhor de sua agência que vai originar em uma campanha mais sólida para sua empresa.

Dica 5: Veja os concorrentes antes de criar a sua oferta

Antes de criar a sua oferta para a Black Friday, veja as promoções dos concorrentes. Você não precisa fazer a melhor promoção do segmento mas é bom não ficar muito por fora.

Caso seus concorrentes ainda não tenham anunciado o valor da promoção, consulte nas redes sociais deles o histórico das promoções que eles têm feito ou até mesmo o até mesmo as promoções que eles fizeram no ano anterior para a Black Friday.

Dica 6: Faça promoções reais

As pesquisas sempre indicaram que o principal fator de escolha para o consumidor na Black Friday é preço e aliado a isso a sensação de desconto do momento. Assim é tentador por parte das empresas fazerem falsas promoções, não entre nessa mesmo que seus concorrentes estejam fazendo algo assim.

Crie uma promoção real, dê descontos verdadeiros. O importante é conseguir oferecer uma boa experiência e aumentar a sua base de clientes ativos.

homem com celular

Sabemos o quanto é difícil fazer promoções e abater da sua margem, mas acredite na aquisição de novos clientes que vão recorrer um dia.

Dica 7: Aposte no ticket médio maior

Quando fizer as promoções, lembre-se de usar de técnicas para que as pessoas comprem por um preço maior, elevando o seu ticket médio.

Existem técnicas que são muito eficientes para isso como por exemplo oferecer frete grátis acima de um determinado valor, fazer descontos progressivos (descontos que aumentam com o valor da compra), ou fazer upselling e cross selling (sugerir outros produtos no carrinho).

Dica 8: Use prazos coerentes com a demanda

Não marque gol contra, no ano passado 10% dos usuários relataram ter tido problemas com a Black Friday e a grande maioria o problema foi com os prazos de entrega. Não corra o risco de ser uma das empresas reclamadas e colocar toda a festa a perder. Use prazos coerentes de entrega, você pode ajustar o prazo a medida que as vendas ocorrem.

Dica 9: Crie cupons

Não se limite a fazer promoções de/por. Mesmo que ofereça descontos desta maneira, crie pelo menos um cupom de desconto e divulgue.

Cupons de desconto são um ótima maneira de fazer seus clientes se engajarem e até compartilharem sua oferta.

Dica 10: Use seus canais padrões

Não tente usar um novo canal para ser o principal na Black Friday, se você vende bem nas mídias sociais por exemplo foque nelas. Se email marketing é seu canal preferido use ele.

Dica 11: ...mas aprenda algo novo

Apesar de você se esforçar e manter os canais padrões, tente algo novo. Nunca enviou um email marketing? Aproveite agora! Nunca fez frete grátis? Black Friday é um ótimo momento para desenvolver coisas novas.

Outra excelente maneira é aproveitar o tráfego e fazer teste A/B para aprender que tipo de promoção funciona melhor com seu público.

Dica 12: Use sua base de emails

Não espere os novos clientes aparecerem do nada, use sua base de assinantes e clientes para fazer as suas promoções da Black Friday. Sempre faça no mínimo uns 8 disparos de email para sua base em Novembro para anunciar a Black Friday.

Outra dica boa é não revelar os termos da promoção nos seus primeiros disparos para criar uma expectativa futura.

A Black Friday é uma oportunidade muito boa de fazer seus clientes existentes se engajarem novamente com sua empresa.

Dica 13: Seja rápido para recuperar carrinho abandonado

Pesquisas indicam que 98% dos clientes pretendem pesquisar antes de fazer a compra na Black Friday. Do ano passado já aprendemos que é comum clientes abandonarem o carrinho justamente para pesquisar outros sites.

mulher com cartão

Assim use técnicas de Inbound Marketing para tentar recuperar o carrinho perdido como por exemplo disparo de emails automatizados com base no comportamento e remarketing.

Dica 14: Aproveite das marcas conhecidas

Se você vende produtos de marca, prefira marcas conhecidas para fazer promoções de chamariz para a Black Friday

Dica 15: Aproveite o Black November

Não espere somente o 29 de Novembro para fazer as promoções, Novembro é um mês quente para fazer outras promoções e testar o engajamento de seu público.

Dica 16: Lembre-se do celular

Não importa qual seja o setor que você atua, o dispositivo principal na Black Friday 2019 é o celular.

Assim tenha tudo pronto para que seu cliente consiga fazer a compra pelo celular. Faça também de preferência banners responsivos indicando a oferta para que estes se adequem bem ao celular com mensagens bem simples e curtas.

Dica 17: Mantenha a promoção depois

Algumas pessoas podem não ter tempo de comprar na data ou acabam se esquecendo, anuncie a promoção até 29 de Novembro, mas mantenha a promoção pelo final de semana ou quem sabe por mais alguns dias depois.

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Etiquetas: Google Ads, Agência de Marketing Digital

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