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O que é branding e por que isso importa?

Mariana
Por Mariana
Desenho de uma lâmpada formada por palavras relacionadas ao marketing

Quando eu digo a frase "Just do it", o que te vem à cabeça? Exatamente, é essa mesmo!

Isso é branding, o que marcas como Coca-cola, Dove, Apple e Nike, por exemplo, fazem com maestria. Mas você sabe exatamente o que é esse tal de branding? Continua lendo que eu vou te explicar tudo e você vai saber por que precisa começar a estruturar sua estratégia de branding hoje mesmo.  

Afinal, o que é branding?

Branding é um conjunto de estratégias que relaciona valores, posicionamento, identidade visual, que uma marca constrói de acordo com os valores que acredita, com sua história e com seu objetivo de comunicação, para conversar com o seu público de maneira que eles enxerguem os valores daquela empresa, que eles reconheçam a marca e que acreditem nos propósitos dela.  

O propósito dessa estratégia é o reconhecimento de marca, lembrança positiva por parte do consumidor e posicionamento forte no mercado. Toda essa estratégia de branding e posicionamento fazem com que uma empresa se destaque positivamente frente a sua concorrência.

Um bom branding deixa claro aos seus clientes o valor que a empresa tem e se o consumidor acredita nos valores da marca, gosta de como ela se comunica e é a favor das posições que ela toma, o preço monetário do produto fica em segundo plano. Um grande exemplo disso são os produtos da Apple, uma das marcas com as estratégias de branding mais incríveis atualmente e que de fato entregam tanto quanto prometem. 

Quais são os aspectos que compõem o branding?

Uma ação para trazer resultados precisa de uma base bem estruturada, com uma estratégia de desenvolvimento, afinal a mentira tem perna curta, não é? Não adianta a sua empresa ter uma história incrível para contar e nada for verdade. Construir o seu branding sobre alicerces falsos não trará os benefícios da estratégia. Por isso aqui vão alguns pontos para começar a criar a sua estratégia de branding:

  • Identidade Visual: Mais do que ter um logo, a identidade visual também abrange cores, fontes, ícones e símbolos. Tenha um padrão de estilo onde você consiga destacar visualmente a sua marca em qualquer lugar, um bom exemplo é o inconfundível roxo da marca Nubank.  
  • Estratégias não visuais: Aqui vem a missão de saber como a marca vai transmitir os seus valores não visuais, ou seja, sua personalidade, qual será o tom de voz na comunicação, quais são os posicionamentos e as causas que defende, em quais meios você vai se comunicar com o seu cliente, quais são os conteúdos que a marca vai oferecer e qual será o seu slogan lembrando que todas as características tem o objetivo de agregar positivamente a imagem da marca. 

Mas quais são os benefícios de ter uma estratégia de branding?

Se você ainda não se convenceu da necessidade de ter um bom branding eu vou listar quais são os benefícios dessa estratégia:

  • Conexão com o consumidor 
  • Valor agregado a marca
  • Posicionamento diferenciado
  • Fidelidade do público

Invista no branding independente do tamanho da sua empresa

Para além dos grandes negócios o branding é uma estratégia que deve ser incorporada na sua empresa desde os primeiros passos, afinal não é do dia para a noite que a sua estratégia de marca fará o sucesso que ela merece, então crie a sua estratégia de marca para obter os frutos no futuro. 

Para negócios B2B as estratégias de desenvolvimento de marca também são importantes, mais da metade dos líderes dizem que a marca é parte importante para o crescimento de um negócio. 

Então grande ou pequeno comece a desenvolver a sua marca para se destacar dos concorrentes e ganhar a confiança do consumidor.

O branding é apenas para o consumidor?

Não, a estratégia precisa estar também dentro das salas de escritórios e pontos de venda, se um funcionário está descontente ou não acredita no que a empresa oferece, ele vai transmitir isso para o consumidor, o que é prejudicial para a imagem da marca, por isso a importância dos valores transmitidos serem verdadeiros, assim a imagem como um todo vai passar o que são os valores da marca. 

Mais do que teoria 

O branding vai além de teorias e histórias, o consumidor quer ver na prática o que a empresa diz. Então as experiências levam a imagem da marca para outro patamar, ainda mais se essas experiências forem únicas. Quem já passou por experiências com marcas na rua sabe bem o que eu estou falando, essas campanhas quando bem estruturadas tem tudo para deixar a sua marca na cabeça do cliente com um gostinho de quero mais, ou talvez um "vou experimentar essa novidade”, já que essas ações normalmente não deixam o consumidor apenas como alguém passivo recebendo a informação, elas mexem com as sensações.

Cases de sucesso

Começando com a icônica Netflix, a marca por já ter uma linguagem consolidada e uma personalidade muito bem construída a empresa se mostra muito presente nas redes sociais e com uma comunicação despojada e que agrada muitos dos que a seguem. 

Também não posso deixar de falar da conhecida Coca-Cola, quem não reconhece a embalagem vermelha e os rótulos que remetem à felicidade? Com reconhecimento de marca quase que perfeito hoje a empresa não fatura apenas com as bebidas, a marca já é muito mais que os seus refrigerantes. 

Red Bull sempre com altos padrões de experiência, a marca que "te dá asas" patrocina grandes eventos esportivos se mantém sempre clara no seu posicionamento de espírito jovem e icônico. 

Sua marca precisa de um bom posicionamento, mas isso só é possível através de uma estratégia bem elaborada. Os pontos principais para começar a desenhar o seu branding é estruturar os elementos visuais e não visuais, e como eles vão compor a sua marca. Lembrando que mesmo se o seu negócio for pequeno vale a pena começar a investir na estratégia de marca, para colher os benefícios no futuro.

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a Gravity! 

Agência de Marketing Digital

Etiquetas: Marketing Digital

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