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A importância do SEO para o Marketing Digital

Giovanni
Por Giovanni
Logotipo SEO com engrenagem e lupa

Hoje em dia os sites de busca respondem todas as questões que temos, seja uma dúvida, uma curiosidade, um aprendizado, uma receita culinária, uma busca por um serviço, tudo que você quiser saber está lá, basta pesquisar.

Sendo assim, o SEO se torna uma estratégia muito importante para o Marketing Digital.

Logotipo SEO com engrenagem e lupa

Mas o que é SEO?

Partindo de sua sigla, SEO ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o posicionamento do seu site no ranking orgânico do Google e de outros sites e motores de busca grandes como Bing e Yahoo.

A partir desse conceito vem também a sigla SEM ou Search Engine Marketing, que nada mais é do que estratégias de Marketing Digital que utiliza desses sites de busca para fazer a divulgação do seu site, produto ou serviço. Porém o SEM usa de Mídia paga para obter seus resultados de acordo com a estratégia de segmentação, logo essas estratégias requerem investimentos.

Mas quais são as técnicas de SEO?

O SEO propriamente dito não se limita somente ao Online, mas também as melhores práticas que ajudarão você a posicionar o seu site dentro de um ranking mais elevado em vários mecanismos de busca.

Algumas técnicas que envolvem SEO são, ter atenção a palavras-chave, produzir conteúdo de qualidade, dar preferência a links de alta qualidade, aprimorar a sua escrita, entender como funciona a inteligência do mecanismo de busca, dentre outras diversas técnicas que podem engrandecer as suas experiências no Marketing Digital.

Dedo pressionando a barra de pesquisa

Mas existem ferramentas para me ajudar?

Existem diversas ferramentas para ajudá-lo, principalmente quando o assunto são as palavras-chave, como por exemplo o UberSuggest, SEM Rush, WordStream, Google Trends, e até o próprio Planejador de palavras-chave do Google Ads.

Mas quais os ganhos que o SEO traz para o Marketing Digital?

O SEO são técnicas de otimização, então ele melhora suas estratégias de Marketing Digital, tendo resultados como aumento na taxa de conversões, melhor posicionamento nos resultados de pesquisa orgânica, aumento na taxa de cliques, conquista de visitantes e clientes, e os ganhos só aumentam de acordo com a qualidade do SEO praticado.

Mas quais as atividades que eu vou exercer trabalhando com SEO?

No SEO você irá desenvolver estratégias completas de otimização, exercendo atividades como, pesquisa de palavras-chave, pesquisa de mercado e cliente, benchmark, fluxo de site, relatórios de acompanhamento, analise de métricas e soluções de otimização, e muitas outras atividades voltadas a melhorar o desempenho do seu site ou campanha.

Digitando no teclado para pesquisar

Mas o que é SEO Estrutural, SEO On page e SEO Off page?

O SEO Estrutural são técnicas que você deve aplicar na estrutura do seu site, para que ele possa ser bem posicionado nas páginas de respostas do Google. É a base do processo de otimização, fazendo com que os mecanismos de pesquisa consigam rastrear e indexar suas páginas.

SEO on page são as estratégias de otimização que são usadas dentro das páginas web, com o objetivo de melhorar o tráfego orgânico. E essas estratégias contemplam ações como, otimização do conteúdo, ajuste de títulos e intertítulos, tags, URL e muito mais.

Já o SEO Off page por sua vez, são estratégias aplicadas fora das páginas. Com a intenção de mostrar como outras páginas da web veem o seu site, demostrando, assim, a sua relevância no mercado.

Mas quais são os fatores que afetam a otimização de SEO On-page e Off-page?

O Google nunca revela o algoritmo exato que eles usam para classificar os sites, mas têm alguns fatores que afetam as classificações da página de resultados do mecanismo de pesquisa, e isso inclui fatores na página e fora da página.

O marketing de conteúdo e a otimização de SEO na página e fora da página, são alguns dos fatores principais que afetam a otimização.

O marketing de conteúdo requer que o conteúdo seja eficaz e tenha qualidade, tanto visual quanto por escrito, para conseguir atrair os mecanismos de pesquisa e ajudar a fazer conexões com os visitantes do site. Sendo assim, quanto mais envolvente for o seu conteúdo, maior será a probabilidade de os visitantes passarem algum tempo no seu site.

Você deve se atentar para sempre produzir algo que seja relevante para o seu público, crie uma variedade de tipos de conteúdo, faça postagens, escreva artigos ou ebooks, guias de instruções, vídeos, gravações de áudio, existe uma enorme gama de possibilidades de conteúdos que podem ser produzidos para atrair o seu público.

Outra coisa muito importante na hora de criar seu conteúdo, para dar uma maior relevância para ele, são as frases e palavras-chave. Fique atento a palavras e frases que sejam relevantes para a pesquisa do usuário. Criar um bom conteúdo em torno dessas palavras-chave aumenta suas chances de obter uma classificação mais alta.

Lembre-se que os mecanismos de pesquisa gostam um conteúdo de qualidade e os consumidores precisam de bons conteúdos para entender melhor o valor que você ou a sua empresa podem oferecer.

Agora os fatores na página, ou On-page, são as ações que acontecem no seu site. São as coisas que você tem um maior controle, podendo trabalhar para melhorar ao longo do tempo, englobando desde o marketing de conteúdo, até os níveis mais profundos do HTML.

E alguns dos fatores de SEO On-page que podem ajudá-lo a melhorar são tag de título, incluindo palavras-chaves, meta descrição, incluindo palavras-chave também e fornecer detalhes suficientes para informar ao leitor do que se trata o conteúdo, construir links internos ou hiperlinks para outros conteúdos em seu próprio site para ajudar os mecanismos de pesquisa a aprender mais sobre seu site, dentre outros fatores.

Uma preocupação muito recorrente quando se fala em SEO On-page é a arquitetura do seu site, se ele tem compatibilidade com dispositivos móveis, pois muitos consumidores procuram informações em seus dispositivos móveis. É preciso ter certeza de que esses usuários podem visualizar, ler e navegar no seu site, afetando não apenas a experiência do usuário, mas também sua otimização.

Partindo para a otimização de SEO fora da página, ou Off-page, existem fatores fora da página que podem afetar sua classificação também e embora você não tenha controle direto sobre esses fatores, existem maneiras de melhorar suas chances de ter esses fatores a seu favor, como obter confiança, pois o Google que determina se você tem ou não um site legítimo no qual os visitantes podem confiar, backlinks, construindo relacionamentos com criadores de conteúdo de qualidade que farão um link de volta para seu site, redes sociais, impulsionando o SEO e buscando maior probabilidade de você fazer com que as pessoas compartilhem seu conteúdo.

Mesmo sem ter controle direto sobre o que acontece, você pode aumentar suas chances de melhorar o SEO criando conteúdo de qualidade que outras pessoas acharão valioso.

Pessoa pesquisando no celular

Mas como as redes sociais e o SEO se relacionam?

Estar em diversos canais é uma maneira indispensável para estabelecer uma presença forte na Internet e, assim, se aproximar de seus potenciais consumidores. As redes sociais tem um potencial muito grande pois elas facilitam a sua interação com o público, o que pode resultar em muitas oportunidades de criar engajamento.

A prática chamada de SMM, Social Media Marketing, ou Marketing de Mídias Sociais, são as estratégias de marketing direcionadas para as mídias sociais, sejam elas pagas ou orgânicas, com o objetivo de posicionar-se de modo que gere relacionamento, engajamento e oportunidades.

Ter uma rede social forte não garante que você terá uma ótima posição nos mecanismos de busca, mas elas influenciam, direta e indiretamente, o SEO do seu site, então contar com uma rede social forte e ativa gera alcance e relevância, trazendo maior visibilidade para seu site.

Algumas práticas que podem fortalecer suas redes e, assim, ajudar seu SEO, são conquistar seguidores, buscando engajamento, pois de nada adianta ter muitos seguidores se eles não forem engajados com seu conteúdo, otimizar seu perfil e seus posts, tendo um perfil bem estruturado e publicações relevantes para o seu público, com foco na qualidade e autenticidade, dê atenção as estratégias de horários das postagens, fazendo sempre links externos e incentivando o compartilhamento e frequentemente ir mensurando os resultados, pois a análise de dados é muito importante para que suas redes sociais se tornem aliadas do seu SEO. 

Nesse artigo você viu como o SEO é importante para o Marketing Digital e como ele se relaciona diretamente e indiretamente com diversas estratégias e canais. Agora é com você, coloque seu site dentre os primeiros lugares nos resultados de busca.

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Agência de Marketing Digital

Etiquetas: Google Ads, Hubspot, SEO, Agência de Marketing Digital, Marketing Digital

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