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Tudo que você precisa saber sobre SEO

Aléxia
Por Aléxia
otimização para motores de busca

Se o seu objetivo é posicionar a sua empresa na primeira página do Google sem fazer anúncios, o que você procura é o SEO e nesse artigo eu vou te contar mais sobre o assunto.

Muitas pessoas e agências de marketing utilizam o termo SEO, e poucas explicam o que é e como realmente funciona as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que em português significa otimização para motores de busca.

SEO é um conjunto de estratégias que vão além de criar conteúdos e tem como objetivo otimizar o seu site e fazê-lo aparecer na primeira página de resultados no Google de maneira orgânica, ou seja, sem pagar.

O Google é o mecanismo de busca mais utilizado no mundo, o SEO serve para que o seu site tenha um bom posicionamento nos resultados de buscas nas pesquisas, tendo assim mais visitas.
Hoje, tudo que a gente faz na internet acaba passando por um buscador, até mesmo para acessar nossas redes sociais, isso mostra como eles estão presentes no nosso dia a dia.

Uma das maiores vantagens para seu site ou blog hoje em dia é você ter um bom posicionamento na rede de pesquisa do Google, especialmente quando resolvem dúvidas e problemas da sua persona.
Quando sua empresa é encontrada no Google, gera uma maior visibilidade e credibilidade no seu conteúdo e em seu site, fazendo com que mais pessoas acessem.

É de grande importância que as empresas utilizem de maneira estratégica o SEO, pois a disputa para manter o site com bom posicionamento está cada vez mais acirrada.

Mas como fazer para ter um bom posicionamento?

O primeiro passo para conseguir fazer uma boa estratégia de SEO, é saber fazer uma boa pesquisa de palavras-chave. É importante identificar as palavras-chave porque elas são os termos de busca que o usuário vai fazer para encontrar o seu site ou seu produto, saber identificar os termos de busca é o essencial para iniciar uma boa estratégia de SEO.

Por que é importante o uso de palavras-chave?

lupa ampliando rede de pesquisa

As palavras-chave mostram o que os usuários mais pesquisam no Google sobre determinado assunto, e é assim que você descobre o que eles mais estão pesquisando, a própria plataforma do Google Ads disponibiliza uma aba de pesquisa de palavras-chave. Essa pesquisa de palavras-chave é importante para encontrar os termos que são mais relevantes para o seu público-alvo.
Esses dados são gerados pelo algoritmo do Google, que verifica o que os usuários mais estão pesquisando no momento, além disso, existem outras formas de seu site ficar com um bom posicionamento, como:

Qualidade do conteúdo

Para que o usuário passe um tempo significativo em seu site, é importante que seu conteúdo seja de qualidade, além de claramente ser verdadeiro e ter uma relevância no assunto em que está abordando.

O importante na hora de criar um conteúdo é entregar informações úteis, que respondam a todas as dúvidas dos usuários e atendam as necessidades. Claro, um conteúdo de qualidade não serve apenas para ter um bom ranqueamento no Google, e sim para gerar mais credibilidade e confiança para sua marca.

Um cuidado que é importante ter na hora de criar um conteúdo é a originalidade, o mecanismo do Google sabe identificar quando um material já é existente e mesmo tendo uma ótima estratégia, ele pode não colocar no ranking por conta de plágio.

Fatores de rankeamento:

Equipe de negócios analisando ranking

Há uma estimativa de que existam mais de 200 fatores de rankeamento no algoritmo do Google, porém, ele não revela abertamente quais são esses fatores e o que eles englobam, mas no geral, eles se dividem em dois grupos: on page e off page.

Volume de postagem

Quanto mais você posta no seu blog, mais a posição dele no ranking vai melhorar. Um bom volume de conteúdos tem mais chance de conseguir um lugar memorável no Google.
Porém, como disse acima, é necessário ter qualidade no conteúdo e uma boa experiência do usuário na página, não adianta ter um grande volume de posts com baixa qualidade. Um volume de postagem mais frequente também pode ajudar a fidelizar o público e é uma forma de mostrar para o Google que você realmente se importa com a qualidade do que se publica em seu blog, de modo que ele entenda que seu conteúdo é sempre inovador.

On Page

Esses são os fatores de rankeamento que estão presentes na própria página, as otimizações estão presentes no site, como o conteúdo, URL, título, meta descrição, imagens e até mesmo texto alternativo às imagens adicionadas na página.

O Google avalia alguns desses fatores para fazer o posicionamento correto, e também ajudam a perceber que você está oferecendo um bom conteúdo para o usuário, com informação e organização.

Off Page

Como no on page são fatores que ficam dentro da página, o off page, por sua vez, são fatores que ficam fora do site, que mostram se ele é uma referência.
Estratégias off page são backlinks e menções a marca, essas duas estratégias são basicamente menções à marca em sites terceiros. E o nível de autoridade de um site na web é indicado a partir desses fatores para o Google.

Backlinks

A quantidade de links que apontam para as suas páginas tem um peso muito grande no rankeamento do Google, isso significa que, citações do seu conteúdo em outros locais tem um voto de confiança, demonstrando que outras pessoas acreditam que o seu conteúdo é valioso.

Essa ação se denomina Link Building, que é o trabalho de conseguir links tanto internos quanto externos para que a sua página tenha mais relevância.

Os links podem ser internos, que estão na própria página e direcionam para outra página do mesmo site.

Já os externos, são links de outras páginas que direcionam para o seu site.

Menções à Marca

Diferente dos backlinks, apenas uma citação sobre a marca ao invés de link já tem valor. O algoritmo do Google está cada vez mais inteligente e é capaz de entender quando uma citação está se referindo a determinada marca e se ela é positiva ou negativa.

Sinais Sociais

Para o Google, não tem tanta relevância assim suas ações dentro das redes sociais, ou seja, se você tem muito seguidores ou um bom engajamento, curtidas e compartilhamentos, podem não afetar o seu posicionamento no ranking de buscas no Google.

Porém, as redes sociais atuam de forma indireta nas estratégias de SEO, aumentando sua visibilidade na Internet, ganhando mais reconhecimento da sua marca, permitindo criar direcionamentos para o site.

Todas essas estratégias de marketing e SEO citadas acima ajudam seu site a ficar com um bom posicionamento no ranking do Google de forma orgânica, ou seja, não é necessário pagar para obter esse retorno, por isso, pode ser que esse processo leve um pouco mais de tempo.

SEO ou SEM, diferença em cada estratégia

SEO com Laptop e Ícones

Já explicamos um pouco como funciona o SEO, agora vamos explicar um pouquinho do SEM.
O SEM é uma abordagem que usa um conjunto de técnicas do Google Ads, ou seja, pagas para aparecer nos resultados da pesquisa, ou seja, ela utiliza o tráfego pago, diferente do SEO que é feito de forma orgânica.

Diferente das estratégias que ajudam a rankear um site organicamente, o SEM usa plataformas pagas como o Google Ads para criar anúncios e alcançar ainda mais pessoas. O ideal para gerar leads e vendas é pelo tráfego pago, onde você investe um valor para ter o seu site divulgado como um dos primeiros no ranking do Google, ele aparece como ''Anúncio".

E existem diversas opções de anúncios pelo Google, como os de pesquisa, anúncios do Google Shopping, da Rede de Display e Youtube, são muitas possibilidades de divulgar a sua marca pelo Google de forma paga.

Agora que já conhecemos cada estratégia vamos falar da grande diferença entre elas, com o SEO pode se levar um tempo e até meses para alcançar o resultado desejado e atingir um bom posicionamento de primeira página no ranking de pesquisa do Google, já com o SEM, os resultados surgem de forma mais rápida, pois você investe um valor e seus anúncios já podem aparecer na pesquisa minutos depois da criação do anúncio.

As suas estratégias se complementam e usar as duas juntas é o ideal para ter resultados bons para a sua marca.

Mas se você não sabe por onde começar ou qual estratégia deve aplicar primeiro, SEO ou SEM, entre em contato com a Gravity, que tem mais de 16 anos de experiência em otimização de sites:
Agência de Marketing Digital

Etiquetas: Google Ads, SEO, Marketing Digital

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