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O que você precisa saber sobre Planejador de palavras-chave do Google

Você quer aumentar seu tráfego no Google? Primeiro, você precisa realizar uma pesquisa de palavras-chave para compreender o que as pessoas estão procurando.

Para nossa alegria, o Google nos disponibilizou uma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave que pode te ajudar a encontrar melhores termos de pesquisa relacionadas aos seus serviços ou produtos e ainda nos mostra o comportamento das KeyWords, e seus melhores lances.

O planejador de palavras-chave do Google é muito importante para sua campanha, seja iniciante ou profissional, pois ele pode ajudar a obter relevância nos buscadores e fortalece seus anúncios pagos ou suas técnicas de SEO.

Neste post, iremos mostrar a melhor forma de como utilizar o Planejador de palavras – chave e entender como escolher as melhores palavras para usar na sua campanha ou aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Ficou curioso? Então continue lendo!

Por que é importante usar as Palavras-Chave?

Se você possui um e-commerce, site ou outro negócio, é importante que fique atento sobre as palavras que você utiliza, no sentido de criação de conteúdo que será encontrado pelas pessoas na rede de internet, por exemplo blog, rede de pesquisa, redes sociais entre outros.

Quando pensamos em uma estratégia de otimização para mecanismo de busca (SEO), um dos principais métodos é usando palavras-chave certas, com elas você melhora a posição de sua página no resultado de busca e por consequência, abrangendo mais pessoas e gerando mais cliques.

Mas o que é o Planejador de Palavras-Chave do Google?

O Planejador de palavra-chave (ou Keyword Planner em inglês) é uma das ferramentas gratuitas disponível no Google Ads (antigo Google Adwords) que ajuda o usuário a encontrar as melhores sugestões de palavras-chave que podem ser colocadas nos seus anúncios.

Com essa ferramenta, você consegue gerar análises e adivinhar o comportamento dessas palavras, selecionar melhor os lances sugeridos para determinar seu orçamento e formar uma estratégia mais estruturada com seu público.

Exemplo: se você quer criar um e-commerce de moda fitness, mas está com dúvida se a demanda é grande para seus produtos na internet, é possível através da ferramenta de palavra-chave do Google para compreender se as pessoas buscam por termos como “comprar legging” e “moda fitness plus size” e encontra outros semelhantes.

Além disso, para ajudar o usuário a entender quais palavras compensa mais investir, a ferramenta nos mostra três principais parâmetros, que seriam:

  1. Média de pesquisa mensais: a frequência que os termos são pesquisados por mês;
  2. A estimativa de lance: uma estimativa do custo do CPC (custo por clique) que os anunciantes estão pagando pelas palavras-chave, no caso de usar nos anúncios pagos através da Google Ads;
  3. Concorrência: mostra os índices de anunciante que estão usando as mesmas palavras.

Como acessar o Planejador de Palavras-Chave?

Primeiramente, para ter acesso ao planejador de palavras-chave do Google, é preciso ter uma conta no Google Ads. Se caso você não for cadastrado, é só seguir os próximos passos. Caso já tenha, pule para a terceira etapa.

Acessando a conta no Google Ads ou criando uma conta

Entre no site do Google Ads e faça seu login. Caso essa seja sua primeira vez acessando a plataforma, você tem que clicar no “Começa agora”.

pagina inicial do google ads

Para criar uma conta no Google Ads é fácil, só preencher seus dados, como nome da empresa, e-mail, preferências de idioma, fuso horário e aceitar as regras e termos da plataforma.

Objetivo da sua campanha

Logo após, o Google Ads irá pedir que você defina seu objetivo de campanha. Que podem ser:

  •   Vendas: gerar vendas online;
  •   Leads: incentivar clientes a realizar ações;
  •  Tráfego do site: trazer clientes para o seu site;
  •  Consideração de produto e marca: estimular as pessoas a explorar seus produtos ou serviços;
  •   Alcance e reconhecimento da marca: promover reconhecimento;
  •  Promoção de App: instalações para o seu aplicativo;
  •  Visitas a lojas locais e promoções: incentivar visitas a lojas locais.

objetivos de campanha no google ads

Seu objetivo tem que estar alinhado com o perfil do seu negócio. Desse modo, o Google irá ajudar a fazer uma abordagem mais adequada com seus clientes. 

Adicione informações da campanha 

Depois de escolher seu objetivo, você deverá preencher as informações sobre localidade, idioma e seu público-alvo. O público-alvo é formado a partir de hábitos, interesses e a interação com sua empresa.

Na questão do orçamento, ele será o valor médio que você irá gastar por dia com sua campanha. Os lances para os cliques em seus anúncios podem ser definidos manualmente ou deixar o Google escolher.

Na campanha você pode incluir mais informações, como de local, telefone e links para páginas do seu site. Essas extensões são chamadas de: frase de destaque, sitelinks e de chamada.

Após configurar todas as informações, você pode salvar e continuar.  

Acesse o planejador de palavras-chave

Terminando essas etapas, sua conta já estará habilitada para você utilizar o planejador de palavras-chaves.

Na parte superior da tela você irá clicar na barra “Ferramentas e configurações” (ícone da chave combinada). Então abrirá um menu de opções e aparecerá na primeira coluna “Planejamento”, em seguida “Planejamento de palavras-chave” como segunda opção.

barra de ferramenta do google ads

Usando essa ferramenta, você conseguirá analisar e selecionar as melhores palavras-chaves para utilizar no seu anúncio.

Consultando Planejador de palavras-chave

Agora que já sabemos como acessar o planejador de palavras-chave. Agora vamos ver como usar essa ferramenta profundamente, aproveitando o máximo possível de todas suas funções.

planejador de palavras chaves

Quando você clicar na barra de Planejador de palavras-chave, abrirá uma página no seu computador, mostrando duas opções: “descobrir novas palavras-chave” ou “ver volumes de pesquisa e previsões”.

Descobrir novas Palavras-Chave

Se você clicar no “descobrir novas palavras-chaves”, você poderá listar alguns termos de pesquisa usando uma frase ou usar uma URL de um site – de preferência do seu domínio.  

ferramenta para descobri palavra chave

Logo em seguida, irá exibir uma lista de palavras-chave relacionadas aos termos que você digitou. Usando os filtros e as categorias você pode encontrar e selecionar cada palavra-chave adequada para sua campanha.

lista de palavras chaves no google ads

Ver volumes de pesquisa e previsões

Já no “ver volumes de pesquisa e previsões”, você conseguirá ver como possivelmente será o desempenho de um grupo de palavras-chave na campanha. Sendo assim, o Google mostrará informações sobre CPC (clique por clique), CTR (taxa de cliques), impressões e muitas outras métricas.

Com esses dados você terá uma análise de palavras-chave que possuem maior volume de procura e tem crescimento ou redução de interesse do público.

Dicas de análise de palavras-chave

Agora que você já conhece o planejador de palavras-chave, e como ele auxilia na análise das KeyWords, irei passar algumas dicas que podem ajudar quando for pesquisar e escolher as palavras-chave na ferramenta.

Conheça as dores da sua Persona

Quando sua persona faz uma pesquisa de palavras-chave na internet, ela irá pesquisar palavras relacionadas às suas dores e necessidades que ela precisa atender. Ter uma noção clara disso é imprescindível para fazer o planejamento de palavras-chave focando nas pessoas certas.

Volume de buscar

Todas as palavras-chave têm um volume de pesquisa, é um número médio de pesquisa que os usuários procuram por algum termo. Sempre é bom checar se há um bom número de busca da palavra antes de selecionar, pois não tem sentido você selecionar uma palavra que não tem um volume de busca.

Cheque a Concorrência

É importante que verifiquemos nossa concorrência para que possamos analisar suas ações e aprimorarmos as nossas estratégias.

Então, verifique quais são os termos que os seus concorrentes estão usando. Se os desempenhos dessas palavras estão com um bom volume de busca e se ranqueando é bom. Assim, criando caminhos alternativos para fazer seu negócio ser conhecido e gerar mais oportunidades.

Agora que você viu como fazer planejamento de palavras-chave não é tão complicado, já pode começar a usar a ferramenta para garantir uma boa estratégia de campanha de marketing digital.

Ainda está com dificuldade de entender o que é o planejador de palavras-chave? Entre em contato com a Gravity que vamos te ajudar!

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