Eu gostaria de saber mais sobre os serviços da Gravity

de leitura

Palavras Negativas Google Ads: Como Otimizar suas Vendas 

Giovanni
Por Giovanni
Lupa em fundo amarelo com letras espalhadas

Quando entramos no mundo do Marketing Digital, logo de cara conhecemos e aprendemos o que são as palavras-chave e como elas são importantes para que seus anúncios sejam eficazes.

Escolher palavras-chave e analisar quais são as melhores dentre elas, não é algo muito simples, existe um processo para escolher essas palavras que envolve muito mais do que uma simples busca nos planejadores de palavras-chave.

Porém essa escolha de palavras vai muito além das que você quer colocar, é muito importante que você crie uma lista de palavras negativas também.


É essencial conhecer bem quem é o seu público e 

quais os termos de pesquisa que eles usarão para chegar em você, assim como é indispensável saber quem que não tem interesse em você, e é aí que entra as palavras-chave negativas.

O que são as Palavras Negativas?

As palavras negativas são termos de pesquisa que excluímos das nossas campanhas. Isso é feito para avisar o Google Ads que certos termos não tem relevância para o cliente, sendo assim, o anúncio não deve ser mostrado.

Fazendo isso temos uma segmentação muito mais eficiente, exibindo o seu anúncio para usuários que realmente tem interesse.

Qual a importância dessa Negativação de palavras?

Assim como adicionamos palavras-chave para participar dos leilões do Google Ads, temos que criar listas de palavras negativas com termos que não devem ter ligação com os anúncios para quando o usuário pesquisar.

Quando adicionamos uma palavra-chave negativa, estamos dando instruções para o Google Ads não exibir o anúncio para os termos de pesquisa que contenham essas palavras.

Caso não seja feita essa negativação de palavras, as pessoas podem encontrar e clicar no seu anúncio, mesmo sem interesse, e com o tempo, isso pode consumir muito do seu anúncio, que poderia estar sendo gasto em palavras-chave mais relevantes.

Depois de adicionar as palavras negativas, o Google deixará de exibir seu anúncio para as buscas relacionadas a essas palavras.

E se o que você quer é economizar dinheiro, as palavras negativas ajudam muito com isso. Quando pensamos em uma única palavra-chave, a princípio, pode parecer que não vai fazer muita diferença, mas depois que tiver uma lista com muitas palavras, irá notar coisas como CTR, gastos e conversões com variações de valores significantes. E tudo isso te possibilita ter uma maior precisão na segmentação dos seus clientes.

Como adicionar essas Palavras Negativas?

Visto a importância das palavras negativas, agora vamos falar de como adicioná-las e como cria uma lista com essas palavras.

Palavras Negativas

Para adicionar as palavras negativas, comesse por acessar a sua conta do Google Ads, depois clique em “Palavras-chave” no menu de páginas à esquerda, após acessar o menu vá em “Palavras-chave negativas” e clique no botão de adição (+).

Depois de seguir esse caminho você poderá adicionar novas palavras negativas a uma campanha ou grupo de anúncios.

Lista de Palavras Negativas

Você também tem a opção de criar uma lista de palavras-chave negativas. E para criar essa lista, vá na parte superior do Google Ads onde tem uma opção “Ferramentas e Configurações”, e entre na opção “Lista de palavras-chave negativas”, aperte o botão de adição (+), nomeie a sua lista e adicione as palavras negativas. Lembre-se de adicionar uma palavra por linha e depois clicar em “Salvar”.

Pronto, agora você tem uma lista de palavras-chave negativas.

Como Adicionar essa Lista?

A lista está criada, mas ela ainda não foi aplicada em nenhuma campanha.

Para fazer isso selecione a lista no quadradinho (checkbox) a esquerda do nome da lista, e clique em “Aplicar a campanhas”.

Você irá para uma tela onde terá que escolher quais campanhas deseja aplicar essa lista e clicar em “Aplicar”.

Feito isso, verá que a coluna “Campanhas” irá mostra o número de campanhas que essa lista de palavras negativas foi aplicada.

Lampada em fundo amarelo com pequenas estrelas

O que são os Termos de Pesquisa?

Para descobrirmos mais palavras negativas podemos recorrer aos termos de pesquisa. Com eles temos um parâmetro de desempenho dos anúncios e quando eles foram mostrados.

Os termos de pesquisa são compostos por uma lista de termos que foram usados por um certo número de usuários e que resultaram na exibição do seu anúncio.

Esses termos podem variar bastante tendo em vista as suas opções de correspondência de palavra-chave, pois os termos de pesquisa que forem mostrados podem ser diferentes da sua lista de palavras-chave.

Existe uma coluna denominada "Tipo de correspondência" e ela te fornece informações sobre a relação dos termos de pesquisa que chegaram em seus anúncios no Google com as suas palavras-chave.

Com isso você terá uma visão melhor sobre quais os tipos de correspondência são mais eficazes para cada palavra-chave e pesquisa, e terá a possibilidade de mudar os tipos de correspondência das palavras-chave, fazendo com que somente as pesquisas certas mostrem o seu anúncio.

Fique sabendo que existe uma coluna denominada "Palavra-chave" e ela é a responsável por mostrar quais das suas palavras-chave corresponderam ao termo de pesquisa de algum usuário que acabou chegando no seu anúncio. Por padrão essa coluna não é exibida, mas você pode modificar as colunas para mostra-la.

Quais os Tipos de Palavras Negativas?

Para cada tipo de campanha existem termos e palavras que não são nada eficazes para a exibição dos seus anúncios.

Existem muitas listas de palavras negativas pela internet, aqui eu irei trazer um breve exemplo de palavras negativas que podem atrapalhar a eficácia dos seus anúncios perante seu objetivo.

Nesse exemplo, vamos supor que seu objetivo é vender, então se torna interessante excluir termos que os usuários pesquisam em busca de informação, pois pode demostrar que eles não necessariamente tenham uma intenção de compra formada e, sendo assim, o potencial de se tornar um cliente é muito baixo.

Nesse caso as palavras negativas podem ser: “sobre”, “exemplos”, “quais são”, “o que é”, “qual”, “como fazer”, dentre outras diversas opções de termos e palavras que sugerem uma busca por informação.

Com todas essas informações, agora você pode otimizar ainda mais suas campanhas, tornando-as mais eficazes e com um maior retorno do seu investimento.

E se estiver precisando de ajuda com Google Ads, conte com a Gravity!

Agência de Marketing Digital

Etiquetas: Google Ads, Marketing Digital

Aprenda Marketing Digital em pequenas doses

Você pode vender mais aprendendo Marketing Digital aos poucos. Assim não perca tempo preencha as informações e receba informações que irão se transformar em faturamento para seu negócio.

ebook cc (1)