Eu gostaria de saber mais sobre os serviços da Gravity

de leitura

3 Dicas para Melhorar o seu CTR

Giovanni
Por Giovanni
Métricas e gráficos com lupa

O Google Ads é uma ferramenta que apresenta diversas métricas e indicadores que mostram dados a respeito de todas as suas campanhas, permitindo otimiza-las.

Realizar a análise dessas métricas é uma tarefa rotineira para profissionais de marketing digital, pois somente entendendo melhor como funcionam as métricas, você conseguirá melhoras as suas campanhas e anúncios.

O que é CTR?

CTR (Click Through Rate) é a sigla em inglês para denominar a métrica de Taxa de Cliques, que é, como o próprio Google define, a proporção da frequência com que as pessoas que visualizam seu anúncio clicam nele.

O CTR é frequentemente usado para avaliar quais campanhas, anúncios, listagens e palavras-chave apresentam um bom desempenho e quais precisam ser otimizadas.

É importante ter um bom CTR?

Visto que o CTR é uma métrica fundamental para que você consiga avaliar suas campanhas e anúncios, você deve estar querendo saber qual a importância dele.

Pois bem, o CTR é importante porque ele é quem vai mostrar se os anúncios estão sendo eficazes ou não, se eles estão sendo úteis para o usuário ou se eles não estão sendo relevantes, o que impacta diretamente o índice de qualidade da palavra-chave e afeta outra métrica, conhecida como CPC ou Custo por Clique, pois quanto maior o CTR, maior é a eficiência dos seus anúncios, fazendo com que o CPC se torna mais barato.

O CPC é o valor médio cobrado por um clique no seu anúncio, e é um formato comumente usado, pois você só paga pelos cliques recebidos em sua campanha.

Posso mensurar os meus resultados pelo CTR?

Quando trabalhamos com Google Ads, buscamos sempre melhorar as métricas, porém o CTR é uma métrica que mostra se as pessoas estão ou não clicando no seu anúncio e a porcentagem disso, e não pode ser levado como indicador de performance (KPI).

Muitos focam na porcentagem do CTR como uma métrica de sucesso, alegando que por seu concorrente ter uma porcentagem maior de CTR, ele tem mais resultados. Mas não é bem assim.

O CTR é uma métrica muito importante, mas ele sozinho não indica uma performance de sucesso, e por mais que você tenha um CTR alto ou baixo, a busca para aumenta-lo é contínua. Não existem um número ou uma porcentagem ideal, o ideal é sempre mais, tentado fazer anúncios melhores, mais persuasivos, mais chamativos, para mais pessoas clicarem.

Outro ponto muito relevante é você ter em mente que o CTR varia muito de acordo com o segmento de atuação da sua empresa ou negócio. Se você está tentando se destacar e ganhar a atenção e os cliques dos usuários em meio a um mercado muito grande, seu CTR tem grande probabilidade de ser baixo, pois aquela porcentagem é um indicador do tanto de atenção que você tem em meio aos seus concorrentes.
Com determinação e prática, você vai aprendendo a ganhar mais o seu público, com foco no objetivo da sua estratégia, por exemplo, se seu objetivo é conversão, o CTR é a métrica essencial para te indicar o número de interessados através dos cliques (lembrando que cliques não necessariamente significam conversões ou vendas).

Agora se seu objetivo é ter visualizações para poder promover a sua marca, aí o CTR não é muito vantajoso, pois você está querendo visualizações e não cliques.

E agora que você sabe da tamanha importância do CTR, trazemos 3 dicas para que você otimize a sua taxa de cliques.

homens de negócio analisando gráficos

3 dicas para melhoras seu CTR

1- Palavras-Chave:

Fique sempre muito atento as palavras-chave e escolha bem quais adicionar e quais negativar, pois é muito importante negativar palavras também, direcionando ainda mais os seus anúncios para quem vai realmente ter interesse.

Liste as palavras-chave que você julgar importantes para o seu objetivo, pensando sempre no que o usuário irá buscar nas ferramentas de pesquisa para encontrar você.

Existem diversos sites que podem te auxiliar com as palavras-chave, te dando métricas e sugestões. Muitos são pagos, mas que você consegue utilizar gratuitamente com algumas restrições.

2 - CTA:

O CTA (Call to action) é a chamada para ação, é uma frase que chame a atenção do usuário, deixando claro o que você espera que ele faça. O CTA impacta o usuário e faz com que ele tenha uma determinada reação, como clica no seu anúncio.

Utilize de expressões de ordem, como “Ligue já”, “Inscreva-se aqui” ou “Entre em contato conosco”.

Logo após isso, o usuário precisa ser direcionado para uma página de destino coerente com o CTA que você usou, possibilitando que seja concluída a ação.

3 - URL:

Geralmente os internautas dão muita atenção para a URL do site onde estão sendo redirecionados, pois querem saber se tem a ver com o que pesquisaram e se é segura.

Então, o endereço deve ter ligação direta com a palavra-chave que foi pesquisada, possibilitando que a URL mantenha o usuário em seu site.

Nesse artigo você viu como o CTR tem um papel fundamental na busca por resultados em sua estratégia de Marketing Digital, com uma busca incansável por um CTR sempre mais alto e custos mais baratos, exigindo muita prática e otimizações.

Então que tal começar a colocar em prática essas dicas que te demos hoje mesmo?

Podemos te ajudar com isso e muito mais! Entre em contato conosco para te ajudarmos com a gestão da sua conta Google Ads:

Agência de Marketing Digital

Etiquetas: Google Partner, Google Ads, Marketing Digital

Aprenda Marketing Digital em pequenas doses

Você pode vender mais aprendendo Marketing Digital aos poucos. Assim não perca tempo preencha as informações e receba informações que irão se transformar em faturamento para seu negócio.

ebook cc (1)