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4 formas de melhorar a taxa de conversão

Quando falamos de taxa de conversão, nada mais é do que uma parte do planejamento de metas. E quais seriam essas metas? Pois bem, podemos querer gerar mais leads, gerar mais vendas, etc.

Taxa de conversão é uma métrica com o intuito de saber se a sua campanha de marketing digital está funcionando ou não, pois mede quem se disponibiliza a ser um lead da sua empresa ou não.

Esses leads serão a sua taxa de conversão, tendo em vista que eles não são mais só leitores, mas sim uma oportunidade de mercado agora. Lembrando que o lead é aquele que está disposto a te fornecer um dado de contato, como telefone ou e-mail.

Isto é, começamos com uma campanha de marketing digital, com UX design, com SEO, Google Ads e etc. Sendo assim, a métrica de medir o quanto está sendo gerado de conversão em clientes, é fundamental para saber se vale ou não a pena investir.

Como aplicar a taxa de conversão?

Para aplicar uma taxa de conversão precisamos de alguma ferramenta que possa apurar alguns dados, como: quantidade de visitas aos sites, leads, vendas e etc. E aí vem uma regrinha de 3 bem simples para calcular a taxa.

Cálculo da taxa de conversão

A taxa de conversão é a razão entre o número de sessões de acessos ao seu site, em relação a quem se converte em leads. Por exemplo:

Vamos supor que você tenha 1000 acessos ao seu site (sessão), tendo 180 contatos (leads). Então vamos lá, calculando as visitas e os leads:

Taxa de conversão = 180 leads / 1000 sessão = 0,18. O que seria igual a 18%.

Isto é apenas um exemplo de conversão de leads, ou seja, sessão que forneceram algum dado relevante para poder receber um contato, pois se interessaram pelo seu produto ou serviço.

Nós podemos pensar que parece ser pouco ter apenas 18% de conversão de leads, isso foi apenas um exemplo mais prático, porém não existe um número ideal de conversões. Evidente que quanto mais, melhor.

Mas a taxa de conversão vai depender também do desempenho dos concorrentes, dependerá da qualificação dos leads, ou seja, existem outros fatores que implicam uma diferença na taxa de conversão.

Porém, o importante é ter leads qualificados, aqueles que estão mais dispostos a comprar um produto ou contratar um serviço. Vamos colocar em um exemplo para ficar mais claro, não é mesmo?

Cálculo da taxa de conversão de vendas

Cálculo entre leads e vendas: dos 180 leads, você vende para 70 leads, então ficaria assim sua porcentagem:

Novos clientes 70 / 180 leads = 0,38

0,38 x 100 = 38%

Então, sobre os 180 leads, você tem uma porcentagem de venda de 38%, o que pode ser um ótimo número de engajamento e concretização de vendas. Tudo depende de uma ótica, em que se coloca o tamanho da empresa, popularidade do produto ou serviço, entre outras coisas. O importante é seguir com melhorias e análise de dados para auxiliar no funil de vendas.

Ilustração com moedas, pessoas e uma ampulheta

Ferramentas para usar a taxa de conversão

Há algumas ferramentas que podem nos ajudar a fazer uma aplicação para calcular a taxa de conversão. Novamente temos o Google em destaque para nos auxiliar, o seu recurso é o Google Analytics.

Criando uma conta no Analytics, você terá acesso aos dados que te orientam sobre os acessos, por onde seus leads mais caminham ou obtém impressões. Você tem diversas informações sobre o seu site, sendo possível fazer a mensuração do que está dando certo ou não.

É sempre importante lembrar que as políticas de privacidade de cada usuário são mantidas, então é vital que você siga a lei LGPD. Mas há outros dados ainda são capazes de serem utilizados, respeitando a política de privacidade, como quantidade de visitantes que clicaram, permanência no site, entre outros parâmetros que o Google Analytics te envia em um relatório completo.

Outra ferramenta para ter dados da taxa de conversão em relação ao seu site é o Usability Hub, que é bem completo para poder medir seus dados, além disso, tal como o Google, é possível fazer testes a/b, o que é imprescindível para que você pratique o que o seu público-alvo busca.

Uma coisa muito importante do Usability é que ele fornece acesso a um "mapa de calor" dos cliques para você identificar o que está sendo mais atraente ao usuário em seu site.

Pois bem, vimos ferramentas que vão mostrar um relatório completo das informações que você precisa, como:

  • total de visitas que acessaram o site;
  • quantidade de cliques no CTA;
  • quantidade de leads;
  • tempo médio que as visitas ficaram no artigo, caso seja um blog.

ilustração de pessoas interagindo com notebook, livros e lâmpada

4 formas de melhorar a taxa de conversão

1 - Landing Pages

As landing pages são páginas que geram conversão, utilizá-las parece indispensável em uma campanha de marketing digital, para que elas obtenham sucesso, é necessário que sejam otimizadas para que sua campanha funcione, mas quais são essas otimizações?

  • SEO: a estratégia de SEO é uma maneira que pode melhorar a taxa de conversão de leads, seu planejamento consiste em ganhar notoriedade com artigos relevantes em palavras-chave que conversam com o público-alvo, além disso, ter e-books baixáveis para que os visitantes deixem o seu e-mail em seu banco de dados, vai permitir com que você trabalhe o e-mail marketing.
  • E-mail marketing: é mais uma das formas de melhorar a taxa de conversão, para que ele tenha fluidez e consiga engajamento suficiente para justificar seu investimento, é necessário ter uma segmentação baseada no seu funil de vendas;

O primeiro dever é construir um conteúdo que atraia o público, que tenha um cronograma que atinja desde o primeiro lead que tem um conhecimento superficial, até quem esteja consumindo o conteúdo mais profundo.

Por exemplo: você tem um e-commerce de aparelhos eletrônicos, que vende celulares, computadores e acessórios. Com uma estratégia de e-mail marketing em que você divide seus leads em potenciais compradores de determinados itens, você poderá aumentar as chances de conversões.

Portanto, você pode criar conteúdos (artigos), landing pages e e-mail marketing exclusivos para determinados interessados, como pessoas que têm interesse em iPhones, outras pessoas que tem interesse em celulares Android e uma terceira para quem tem interesse em notebooks.

Público-alvo Lista de email marketing Landing Page
Interessados em Celulares Android 1200 Contatos Landing Page com Celulares Android
iPhone 300 Contatos Landing Page com Celulares iPhone
Notebooks 600 Contatos Landing Page com Notebooks

 

  • Google ads: as campanhas do Google ads servem para melhorar a taxa de conversão, enviando campanhas através das pesquisas das pessoas, por exemplo: uma pessoa pesquisa no Google: comprar iPhone, aparecerá uma landing page para esse tipo de pesquisa, o que vai direcionar o interessado para o que ele deseja, potencializando a possibilidade de uma conversão.

    Lembrando que, é importante ter uma landing page para e-mail marketing e uma só para Google ads, pois serão comunicações diferentes, já que um lead de e-mail marketing conhece sua empresa, afinal, é um inscrito de seu material.
Voltando para as landing pages, o que você pode fazer para melhorar a taxa de conversão delas é de: ter um melhor visual para ser mais atrativa, com leitura simples e dinâmica. Além disso, deve ter visualização mobile (celulares ou tablets).

2 - Segmentação

Entender o seu público-alvo é o pontapé inicial para conseguir ter sucesso em uma campanha de Google Ads e atingir uma taxa de conversão satisfatória. Para ter sucesso é preciso conhecer a sua persona, nada melhor que praticar os testes A/B.

Os testes A/B são compostos de duas peças de marketing, com o objetivo de testar o público e conseguir alcançar maiores taxas de conversão. Os testes são produzidos por softwares e eles determinam com base em probabilidades e segmentações qual seria a melhor escolha para a campanha seguir.

Por exemplo: uma floricultura precisa fazer uma campanha para casamentos, então os testes A/B irão servir para testar a linguagem, seja mais clara ou mais complexa, ou então testar o design da página, exibindo uma imagem clara ou uma mais elaborada. Estes testes irão mostrar com qual o público mais se engaja na jornada de compra, para que você tenha dados para poder decidir entre uma ou outra.

Outra forma de segmentação que melhora a sua taxa de conversão, é a linguagem, isto é, você precisa ter uma linguagem clara e objetiva, para que consiga atingir seu lead. Usar termos técnicos com pessoas que não são da sua área de atuação acaba por afastar um potencial cliente.

ilustração representando pessoas em uma nuvem da internet

3 - Otimização do site

A otimização do site é um processo importante para a construção de uma landing page ou de seu site, já que os visitantes não vão ficar esperando que seu site carregue, não é mesmo?

  • Foco em mobile: citei acima que precisa de ter uma visualização mobile sobre as landing pages ou então de seu site, ser responsivo é justificado com os números de aparelhos ativos no Brasil, em que de acordo com a FGV, corresponde a 242 milhões de celulares ativos, enquanto temos uma população de 212 milhões de pessoas.
  • Oferecer uma boa UX: a experiência do usuário é um dos principais motivos de retornarem a efetuar compras ou então decidir entre concorrentes, ter um planejamento de UX é essencial para ter sucesso e se diferenciar dentro da sua campanha, o que faz aumentar a taxa de conversão.
  • Melhorar a velocidade do site: os cliques na internet para cada usuário são extremamente disputados, então assim que ele clica em uma de suas landing pages, é fundamental oferecer um site com carregamento rápido.
    "Mas de qual forma eu consigo um site veloz?" Com fotos compactadas, por exemplo, além disso, há uma ferramenta do Google que chama "pagespeed", ela oferece insights para poder otimizar a velocidade de seu site.
  • Chamar a atenção rapidamente: a landing page é uma página de conversão, então a pessoa precisa ser atraída de forma rápida a clicar no botão de CTA (call to action), em que a tradução seria "chamada para ação", é um botão que servirá para que seu lead peça um contato ou então, entrar em contato com você, é fundamental que ele seja bonito e esteja em um local destacado.

4 - Interação com os clientes

Ter vários meios de comunicação para interagir com seus clientes é muito importante, pois você oferecerá uma forma de se conectar com o cliente com o meio que ele gosta, deixando-o mais confortável. Além disso, essa interação deixa com que a conversa fique mais humanizada e personalizada, sem formulários ou algo do tipo. Existem outras opções para se relacionar com o seu cliente, confira:

  • Chatbot: os chatbots são uma alternativa aos formulários, podem ser mais atrativos e dinâmicos para produzir leads;
  • Whatsapp: o whatsapp é uma maneira de obter uma conversão dinâmica para quem visita seu site, landing page ou então clica em sua campanha, você já direciona ele para o atendimento, soluciona dúvidas que ele possa ter sobre o produto ou serviço e já pode gerar uma venda, sem enrolação.

Identificar pontos de melhoria em sua empresa deve passar muito pela análise da taxa de conversão, que é talvez a métrica mais importante, afinal, com ela saberemos se o trabalho está sendo bem executado ou não.

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