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Agência AdWords: Os 9 erros comuns na escolha

Érico
Por Érico
Erro ao escolher Agência Google AdWords

Na era atual, marketing digital é um dos componentes mais importantes para empresas de todos os tamanhos em diversos setores. Agências de marketing digital estão por todos os lados, em todas as direções, de todos os tamanhos e de vários perfis diferentes. Estas agências estão prontas (ou não) para atender todo este mercado de empresas que existe por aí.

Com a facilidade de hoje de se criar uma agência é importante você distinguir uma boa agência de uma que não é a certa para você.

Escolher a agência errada pode ser muito prejudicial para sua empresa. Em casos raros é claro, pode levar sua empresa à falência!

Ao longos dos nossos 15 anos, ao assumir centenas de contas de empresas. já ouvimos muitas histórias de como gestores decidiram por alguma agência que não funcionou muito bem com eles.

Assim preparamos um guia dos erros mais comuns que gestores ocorrem na escolha de uma agência especialista AdWords:

Homem com dúvida ao escolher Agência Google AdWords

ERRO 1: Fazendas de Estagiários e "Freelas"

Todos nós amamos estagiários. São jovens, modernos, legais, cheios de esperança, de energia e claro, aceitam ganhar pouco (ou nada). Estagiários são uma peça importante de qualquer empresa e a oportunidade dela ajudar alguém que está iniciando na carreira.

Se você já ouviu falar de piadas de colocarem a conta na mão de um estagiário, fique atento pois isto não é uma lenda, existem empresas especialistas em fazer isto.

Existem agências se tornam verdadeiras fazendas de estagiários: Se especializam em contratar puramente estagiários na gestão de campanhas de anúncios Google dos seus clientes. Por mais que todos nós gostamos deles, um estagiário pode não ter vivência o suficiente para segmentar corretamente seu público-alvo ou não entender bem o modelo de negócios de sua empresa levando suas vendas ao chão.

Um estagiário pode participar da gestão de uma conta Google Ads, não existe problema nisto mas ele não deve ser o principal responsável pela conta.

Uma variação do estagiário são agências que terceirizam toda a gestão da campanha para freelancers que nem tem contato físico com a agência.

Assim antes de contratar, pergunte quem vai fazer ser o principal responsável pela inteligência da conta Google AdWords.

ERRO 2: Não fazem testes A/B

Fazer teste A/B é algo essencial na gestão de contas Google AdWords. Testes A/B são experimentos que rodam por um tempo no qual o gestor da conta divide o público-alvo em 2 ou mais grupos aplicando ideias diferente como segmentação, ou mensagem no anúncio e verificam qual delas possuem uma melhor eficiência de acordo com o objetivo da campanha (Vendas). Testes A/B podem ser feitos tanto na estrutura da conta quanto no website de destino.

Notebook com Testes A/B na tela

Pergunte antes da contratação que metodologias de testes A/B eles utilizam e se está incluso no contrato

ERRO 3: Não produzem peças gráficas de Display

Anúncios da Rede de Display são essenciais em qualquer campanha de Google AdWords. Em diversos casos são melhores do que anúncios das pesquisas do Google. Quem acompanhou o início da era Google AdWords lembra que existia uma regra antiga de que deveria-se sempre desativar a rede de Display (Antigamente chamada pela Google de Rede de Conteúdo) para não ter desperdício. Na época realmente a Rede de Display era uma pegadinha da Google no qual se você tivesse pouco conhecimento e ativasse a rede iria ter um baixo desempenho

Isto se tornou um paradigma entre as agências que se espalhou e hoje uma pequena porção delas nem sabe o que se trata a rede de display.

A verdade é que a Rede de Display é uma das melhores formas de anunciar no Google justamente por conta da baixa concorrência (cliques baixos).

Agências que sabem usar a Rede de Display da Google bem costumam fazer criação de anúncios com arte gráfica de elevada qualidade, enquanto agências que não conhecem costumam dizer que a rede de Display possui baixo desempenho.

ERRO 4: Não é certificada

Tirar a certificação Google AdWords, chamada de Google Partners (parceiros Google) se tornou algo ridiculamente trivial. Se uma agência não possui certificação Google Partners é um péssimo sinal.

Contrate um Google Partner

ERRO 5: Não entendem de Inbound Marketing.

Marketing Digital evoluiu para o inbound marketing que basicamente é uma integração e modernização de diversos pilares de Marketing Digital como Email Marketing, Chatbots, SEO, Links Patrocinados, Automação de Marketing, etc..

Placas com complexo Inbound Marketing

Como o assunto tornou-se complexo agências muito pequenas não conseguem acompanhar a tendência assim simplesmente ignorando a existência de Inbound Marketing. Pergunte se seu plano inclui algo de Inbound Marketing.

Existem muitas as agências que se dizem especialistas em inbound marketing nada mais são do que pessoas que acham que Inbound Marketing é nome novo para coisa que já existia.

Peça para a agência explicar para você o que é inbound marketing, se sentir que ela não te ensinou nada que você não conhecia, é provável que eles também não sabem do que se trata.

ERRO 6: Não conseguem fornecer lista de clientes conhecidos

Agências imaturas não conseguem captar grandes clientes com nome reconhecido. Não queremos que você procure uma grande agência mas qualquer pequena agência depois de certos anos trabalhando com a competência certa conseguiu pelo menos uma vez trabalhar com uma empresa de renome. Ao pedir o nome de clientes se você não reconhecer nenhum nome é bom ter cuidado.

ERRO 7: São muito novos no mercado

Parecido com o item anterior: Um certo nível de maturidade de quem faz a gestão é essencial no desempenho de sua campanha Google. Estão surgindo todos os dias várias agências por aí. Deixar sua conta Google AdWords sendo gerenciada por uma agência muito nova no mercado ou formada por pessoas muito imaturas pode ser algo arriscado.

Crianças bem novas em uma festa de aniversário

Pergunte o tempo de existência da agência, se ela for mais nova do que 5 anos procure saber quem fundou a agência se esta pessoa teve um cargo importante em uma outra agência no passado por alguns anos, tudo bem mas se for alguém sem experiência que resolveu abrir uma agência é melhor procurar outra opção.

ERRO 8: Não conhece recursos avançados do Google AdWords

A feroz briga nos últimos anos entre Google e Facebook pelo mercado de trilhões de dólares que é o mercado de marketing digital mundial fez com que ambas se tornassem empresas incrivelmente inovadoras nas suas respectivas plataformas de anúncios.

Assim a Google a cada ano lança um pacote de novidades no Google AdWords. Usar estas novidades é essencial para a competição de sua empresa: Se seu concorrente está usando algum recurso novo que você não usa ele pode se sair melhor do que você pois isto geralmente reverte em um índice de qualidade melhor e assim um custo por clique (cpc) menor.

Assim usar recursos avançados e recentes é algo essencial na gestão de uma campanha Google AdWords.

O problema é que para agências acompanhar estes recursos é algo um pouco difícil e se ela não sabe como implantar estes recursos inovadores na sua conta você pode ficar de fora e perdendo espaço para seu concorrente.

Procure uma agência que crie campanhas bem completas usando os últimos recursos da Google para Rede de Pesquisa e Display.

ERRO 9: Contratar a agência pois o cara é legal

Homem sorrindo

Um erro bem comum que vejo é a agência comprar o vendedor e não a equipe que vai fazer a gestão da conta dele. Se o vendedor é atencioso, legal e amigo isto não quer dizer que você deva fechar a venda com ele. O fato dele poder ser seu melhor amigo não tem nada a ver com o desempenho da sua conta sendo gerenciada pela agência que ele trabalha.

Bonus: Escolher uma agência que não é para você

Existem boas agências e existem más agências. Mas dentro das boas agências existem aquelas que são para você e as que não são para você. Geralmente o maior problema é o porte da agência não ser compatível com o tamanho da sua empresa. Como por exemplo você ser uma pequena empresa contratando uma agência para médias empresas: Além de você ter dificuldades de pagar os custos da agência ela pode deixar você de lado para poder atender bem aquele grande cliente emblemático que ele tem.

Da mesma forma se você é uma média ou grande empresa, se contratar aquela agência de 3 funcionários, sua empresa pode sobrecarregar a estrutura dele deixando o trabalho a desejar.

É isto aí. Pronto para conversar? Acesse o link abaixo e contrate a agência certa para sua empresa!

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Etiquetas: Google Partner, Google Ads, Inbound Marketing

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