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7 dicas que toda equipe de marketing deveria saber sobre landing pages

Mariana
Por Mariana
desenho de homens discutindo sobre dados de gráficos

Landings de sucesso vão muito além de uma página bonita e fazem toda a diferença em uma campanha de marketing digital, afinal elas estão completamente vinculadas a sua taxa de conversão e o principal papel dessa página é gerar leads. Mas o processo de criar landing page envolve alguns pontos importantes de análise que serão detalhados mais nesse artigo. 

O que é uma landing page?

Uma landing page (ou páginas de aterrissagem na tradução) é a página para qual os usuários são direcionados, seja através de anúncios no google ads, facebook ads, estratégias de SEO ou disparo de e-mail marketing.

O foco dessa página é a geração de leads. Lembrando que leads são pessoas que disponibilizaram informações de contato na landing, por estarem interessadas no que a sua empresa oferece.

Essa geração de leads vem através de páginas objetivas e diretas, o assunto dela é um determinado produto ou serviço específico, por isso não é incomum empresas possuírem landings diferentes para cada ação de marketing. o principal motivo de um usuário passar os seus dados através de formulários, conversas de chat, WhatsApp ou telefone é o interesse no que você oferece e esse interesse se tornou maior com a forma que o produto foi apresentado na landing.

O usuário, depois demonstrar interesse no que você oferece, será nutrido durante todo o funil de vendas pela equipe comercial para que se torne um cliente. 

O que é esse funil de vendas?

O funil de vendas é a representação das etapas no processo de decisão de compras de um cliente, ele entra como um lead e, se percorrer todas as etapas, se torna um cliente ao finalizar a compra. Esse é um processo em que a equipe de vendas e marketing trabalham em conjunto para que as chances de conversão e satisfação desse cliente sejam alcançadas. 

O que uma equipe de marketing PRECISA saber sobre landing page?

As landings são parte fundamental na estratégia de marketing digital, por isso a equipe de marketing precisa estar atenta e saber mais sobre alguns tópicos importantes dessas páginas, são eles:

desenho de um homem sobre os botões sim ou não

1- Call-to-action

CTA é o call-to-action, conhecido como chamada para ação. Esses CTAs são desenvolvidos com estratégias de copywriting para incentivar o usuário a tomar a ação desejada pela empresa, essa chamada pode estar em frases ou botões na sua landing page. Muitas vezes a disposição e o texto usado em um botão faz muita diferença na conversão dos leads, por isso vale uma análise atenta e com base em dados do que é melhor.  

2- Funil de vendas

A landing tem parte muito importante no processo de vendas é através dessas páginas que os usuários terão os primeiros contatos com a marca, é onde eles vão encontrar informações relevantes sobre o produto ou serviço que pretendem adquirir e deixar dados de contatos para que possam ser guiados pelas etapas do funil. Cada etapa do processo pede uma ação de contato diferente, por isso cabe estar alinhado entre marketing e vendas quais são as melhores maneiras de guiar esse lead até que se torne um cliente. 

De acordo com cada etapa do funil você nutre esse lead com uma tipo de conteúdo diferente, por isso a importância de saber identificar e classificar as etapas de venda. Na primeira etapa é quando a pessoa se dá conta do problema e acaba de ter contato com o que você oferece, mostre o quanto a sua empresa entende do assunto e pode ajudar. No meio do funil já estão claros os problemas, agora é a hora de apresentar soluções para essas dores. E ao final está na hora de você mostrar que tem exatamente a solução que ele precisa, se esse lead foi nutrido da maneira correta ele já terá a sua empresa como referência e fechar o negócio já não será tão difícil. 

Uma estratégia para identificar o quanto um contato tem ou não chances de fechar negócio é o lead scoring, que nada mais é do que pontuar numericamente esse lead, quanto mais próximo da persona do seu negócio ele estiver, maior serão as chances de sucesso na venda. 

3- SEO

Quando pensamos em landings, na maioria das vezes já ligamos ela a anúncios, mas essa não é uma regra. Estratégias de SEO bem feitas podem ajudar a sua página no rankeamento orgânico e na atração de leads qualificados através dos mecanismos de busca. 

Mas as técnicas de SEO vão além de palavras-chaves alguns outros pontos também são importantes, como: URL configurada corretamente, texto alternativo nas imagens ou conteúdos de boa qualidade, por exemplo.  

desenho de dois homens diante de duas grandes telas com gráficos

4- Página responsiva

Páginas responsivas são páginas que se adequam, sem perder informações ou qualidade na experiência, a dispositivos diferentes, sejam eles celular, desktop ou tablet. 

Hoje em dia boa parte do tráfego vem através de dispositivos móveis, por isso uma página que se adeque muito bem ao celular é mais relevante e tem mais chances de engajar os usuários do que páginas que sejam difíceis de navegar, encontrar informações ou até mesmo de preencher um formulário, outro ponto relevante é a manter uma alta velocidade de carregamento em dispositivos móveis. 

desenhos de homens diante de frascos com produtos químicos

5- Teste A/B

Um dos grandes benefícios do marketing digital é a possibilidade de testes e análises de dados. Com as landings não seria diferente, nela você pode fazer testes de CTA, imagens ou textos.

É rotina obrigatória para uma equipe, que tem como objetivo desenvolver uma boa landing, fazer testes de melhorias, o Google Optimize é uma ferramenta que pode ser usada para combinar elementos diferentes e fazer testes de desempenho de cada uma das opções. 

Os testes fornecem dados quantitativos sobre o desempenho das páginas e esses dados são fundamentais para uma tomada de decisão mais assertiva.

desenho de mulheres montando um quebra-cabeça

6- Diferentes formas de contato 

Forneça na sua landings opções diferentes de contato, como WhatsApp, e-mail, envio formulário e chats para que o usuário selecione a mais conveniente para ele, essa é uma maneira de aumentar as taxas de conversões e não perder nenhum lead.

desenho de pessoas montando uma tela de tablet gigante

7- Como criar a sua landing? 

O desenvolvimento de uma boa landing exige o estudo do seu público-alvo para que a sua página ofereça exatamente o serviço ou produto que vá sanar a dor dele, mas essa oferta precisa vir com textos curtos e claros, nada de fazer uma landing cheia de textos. 

Uma boa forma de atrair o seu público é usar gatilhos mentais, que são estratégias para influenciar o inconsciente do seu público para que ele tome a ação que deseja, sejam eles com imagens, contagem regressivas ou textos e escritas em copywriting também são extremamente poderosas na conversão. 

Em relação ao design, a landing precisa estar de acordo com a identidade da marca, assim como o e-mail marketing que será enviado para os leads no processo de vendas, os elementos precisam conversar entre si para que esse lead reconheça a marca. 

Como já falamos sobre, o foco da landing é conseguir informações sobre esse leads, principalmente de contato, para dar sequência ao processo de vendas, então saiba quais são as informações que você vai solicitar, o excesso de dados solicitados para os leads faz a conversão da página diminuir, uma outra forma de conseguir esses dados é oferecer algo relevante em troca da informação, como um e-book.

Deixe o seu CTA incrível, use técnicas de textos persuasivos e deixe o seu botão em destaque e não esqueça que menos é mais, afinal você não quer que o lead se perca nas informações e quer captar os dados e mostrar que tem a solução para atender a dor dele da melhor maneira possível. 

Um dos pontos mais relevantes no desenvolvimento da sua estratégia é saber onde essa landing será vinculada, afinal ela precisa de divulgação para captar esses leads, então cabe ao marketing decidir quais serão as mídias de divulgação da landing.

E para o desenvolvimento dessa página não é difícil encontrar na internet ferramentas de criação que podem te auxiliar no desenvolvimento de maneira fácil. 

Acompanhamento de conversão na landing 

Qual é o objetivo da sua landing e quais resultados você espera ter com ela? Esses são pontos importantes durante o desenvolvimento da estratégia de vendas. Defina as métricas que melhor se enquadram no seu objetivo e faça acompanhamentos constantes desses KPIs, não se esqueça dos testes a/b, como dito anteriormente, são uma ótima ferramenta de análise e melhora da página e das tags de acompanhamento. 

Com Google Tag Manager, você consegue colocar tags que auxiliam no monitoramento das conversões e a origem delas através do Google Analytics, por exemplo campanhas pagas podem ser elas de Google Ads ou Redes Sociais. 

Quais métricas usar na avaliação da landing? 

Para uma boa avaliação da sua landing use diferentes métricas de análise, algumas delas podem ser:

  • Taxa de conversão - De acordo com o seu objetivo a taxa de conversão indica quantas pessoas cumpriram a ação final, pode ser ela deixar o contato, começar uma conversa via whatsapp ou baixar um e-book. 
  • Custo por lead - Do total gasto na campanha, dividido pela quantidade de leads adquiridos, quanto custou cada um? Com esse valor é possível fazer uma análise se a empresa está obtendo o retorno esperado.

Por que a landing interfere no marketing? 

As landings estão completamente ligadas aos objetivos de marketing, seja a divulgação de um novo produto ou serviço ela é a forma de captação de pessoas interessadas no que a sua empresa oferece, então ela é parte importante da divulgação digital da empresa. 

As landings são normalmente as páginas de destino de quem anuncia no Google Ads, envia e-mail marketing ou anuncia no Facebook Ads, o desempenho da campanha como um todo tem a interferência de uma landing, se ela for ruim pode haver uma alta taxa de clique no anúncio, porém uma baixa conversão na página, o que é sinal de alerta para reajustes, por isso cabe a equipe de marketing estar atento as métricas e aos objetivos da campanha. 

O que eu faço depois que consegui os dados do lead?

Depois que a sua landing de sucesso está no ar, os anúncios Google estão enchendo você de leads relevantes, cabe aí dar sequência ao processo de vendas e guiar esse lead durante todo o funil até ele fechar negócio. 

Se você solicitou o e-mail desses leads uma boa estratégia com automação de marketing, é nutri-los com e-mails marketing, quanto maior a relevância e mais claro você deixar que sabe qual é a dor dele e que tem a solução para ela, maior será o encantamento dele.

O que é melhor para a empresa, landing ou site?

Cada um desempenha o seu papel e tem as suas funcionalidades, vale lembrar que uma boa divulgação pode contar com as duas opções. Um site agrega muitas informações sobre a empresa, com várias páginas e contém tudo o que você oferece, o objetivo dessa página normalmente é ser institucional. 

Já uma landing page é uma página com foco em conversão, com poucas informações e com um objetivo claro, isso para atrair leads e não fazer com que ele se perca ou desista de passar as informações que gostaríamos. 

Uma ação de marketing com Landing pages pode alavancar ou derrubar os seus resultados, por isso lembre-se sempre de basear os seus critérios de desenvolvimento em pesquisas e estratégias de marketing. 

Agora que ficou claro o quanto uma boa landing page é fundamental para uma estratégia de marketing e você já sabe o que gostaria de divulgar na sua landing e o poder que ela tem na captação de leads entre em contato com a Gravity que nós te ajudamos a desenvolver uma campanha completa. 

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Etiquetas: Google Ads, Inbound Marketing, Marketing Digital

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