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Como se tornar um especialista em Remarketing!

Com certeza você já ouviu falar em diversas estratégias de marketing digital para a sua marca se destacar no mercado, certo? 

Existem muitas formas para você conseguir anunciar seu produto na internet e gerar mais vendas, hoje, vamos falar do Remarketing e tudo que ele pode fazer para ajudar a seu negócio decolar no mercado digital. 

O que é o remarketing? 

O remarketing nada mais é do que você fazer o marketing novamente para a mesma pessoa, ou seja, mostrar o seu produto para um usuários que já tiveram contato com ele, ou já demonstraram interesse.

No Google Ads, ele é uma ferramenta que identifica os usuários que já entraram no seu site, porém não efetuaram compra. Com isso, esses anúncios são exibidos com mais frequência para essas pessoas, geralmente na rede de display do Google, que são propagandas e aparecem nos sites parceiros da plataforma. 

Ele analisa o seu nicho de mercado, de acordo com os cliques no site, e segmenta o público que vai atingir com os anúncios.

Quais os benefícios de usar o remarketing? 

Se a sua marca não utiliza o remarketing está perdendo grandes oportunidades de multiplicar suas vendas, pois na primeira vez que teve contato com o produto, é muito provável que o usuário não vai efetuar compra.

Com o remarketing ele pode analisar, tirar dúvidas, objeções até decidir comprar o produto, sendo assim mais fácil de adquirir o produto no segundo contato,

O objetivo do remarketing é aumentar as conversões. Isso é possível pois o remarketing pode permitir que o usuário tenha um contato melhor com a marca, mais íntimo, fazendo com que o comprador relembre sempre sua oferta até que fique cada vez mais convencido de comprar o produto. 

Para criar uma campanha de Remarketing, é necessário ter um planejamento para reconhecer onde os seus leads estão no processo de compra. 

Existe uma combinação muito eficaz de remarketing com o inbound marketing, que serve para atrair clientes, converter e encantá-los, com eles, é possível criar uma estratégia de marketing, atraindo o usuário que já visitou o seu site e fazendo com que eles sintam mais vontade de comprar o seu produto. 

Aqui podemos perceber que a função do remarketing sozinho é acelerar a decisão de compra do cliente, e junto com outras estratégias, é possível criar além, chegando a novas oportunidades para o consumidor avançar no seu funil de vendas. 

Além disso, o anúncio de remarketing tem uma durabilidade mais longa, todos os anúncios passam por um cansaço, e com o remarketing acontece a mesma coisa, mas de uma forma mais lenta, fazendo com que assim, o anúncio seja mais duradouro. 

homem de negócios com arco e flecha na mão e computador com gráfico do lado

Retargeting 

Você sabe o que é o retargeting? Quando falamos de remarketing, temos também que relembrar do retargeting, aqui vou explicar um pouco da diferença entre cada um deles. 

No caso de retargeting, é feito para focar em conversões de usuários que já estão interessados em produtos ou serviços da sua empresa, os anúncios são colocados em locais estratégicos de sites e landing page, que é uma única página destinada para criar conversões, para criar um visitante em um lead. 

E qual a diferença entre Remarketing e Retargeting?

Bom, no geral os dois têm o mesmo objetivo, trazer pessoas que já visitaram a página para uma possível compra.  

O retargeting é mais focado em anúncios estratégicos colocados em algum site, já o remarketing, está mais focado no e-mail marketing, criando uma lista de remarketing com contato de possíveis clientes que já fizeram algum tipo de cadastro e enviaram novas ofertas pelo e-mail. 

Apesar das estratégias serem diferentes, o Google tem uma ferramenta para o retargeting que se chama remarketing, e por isso, na maioria das vezes os dois são usados como sinônimos. 

As vantagens dos dois é que são focados em conversão de pessoas que já conhecem o seu produto, eles só dão o ''empurrão'' necessário para que o usuário tenha contato com o seu produto mais vezes, ou seja, se ele estiver interessado, pode acelerar o processo de compra, e se foi apenas um visitante, pode fazê-lo se interessar mais até comprar. 

Isso ajuda a eliminar a indecisão que ficou, em casos de clientes que foram até o carrinho e abandonaram. 

E como se aplica no Google Ads? 

Não é novidade para ninguém que o Google é o maior navegador da internet, sendo assim, ele pode gerar os anúncios na sua própria página de pesquisa, que se chama rede de pesquisa que aparecem no Google Shopping, Google Imagens, Google Maps.

Porém, o Google também tem diversos sites parceiros no mundo inteiro, que fazem parte do seu programa de afiliados. E com isso, esses sites cedem um pouco de seu espaço para que os anúncios sejam colocados ali, mas claro, os sites recebem uma certa porcentagem por cada clique. Chamamos essa maneira de rede de display, que é a mais comum atualmente para fazer remarketing.

A plataforma busca colocar os anúncios em temas parecidos com o que procuram no site.  A rede de display tem sido a mais usada pela vantagem de criar e banners de diferentes tamanhos que chamam a atenção. 

Como criar uma campanha de remarketing? 

No Google Ads, o primeiro passo é criar sua conta, depois, é necessário criar uma ''tag'', termo denominado pelo Google para se instalar em seu site, a princípio pode parecer difícil, com muitos termos técnicos, mas é feito de forma bem intuitiva e a própria plataforma disponibiliza um passo a passo para te ajudar, com um ótimo suporte. 

Após o clique em criar sua tag, pode escolher e criar suas segmentações, de uma forma que o seu investimento sempre faça sentido, uma boa ideia é segmentar pelo valor do produto visitado. 

Uma outra ótima opção, é investir em remarketing no Facebook e nas outras redes sociais,  a do Facebook Ads, também apresenta um suporte e funcionalidades intuitivas que te ajudarão a criar  anúncios melhores, no caso desta plataforma, você configura um pixel, ao invés da tag no Google, mudando apenas o nome dos termos. 

Os aspectos negativos do remarketing surgem pelo lado do consumidor, pois muitas vezes pode parecer chato, o mesmo anúncio ficar aparecendo para o mesmo usuário o tempo todo, quem nunca se sentiu stalkeado por uma marca após pesquisar sobre e depois aparecer vários anúncios nas redes sociais e outros sites do mesmo produto? Mesmo isso muitas vezes podendo irritar o usuário, estratégia de remarketing funciona muito, levando a marca a realizar ainda mais vendas, fazendo com que antigos visitantes voltem para realizar compras. 

Especialistas confirmam que o ideal é que os usuários vejam o anúncio 7 a 12 vezes no período de 30 dias para poder efetuar uma compra. 

Até aqui conseguimos entender que sem dúvidas o remarketing é uma ótima opção, conseguimos observar que o marketing digital é um universo de possibilidades e formas de fazer sua marca crescer com as melhores estratégias de marketing digital. 

Além do Google e do Facebook, existem outras maneiras de anunciar com o Remarketing, como Youtube, que faz parte do Google, Instagram que também é através do Facebook, e todas as plataformas e redes sociais que permitem gerar campanhas. Basicamente, eles funcionam da mesma forma que o Google, com denominações diferentes. 

um homem e uma mulher lendo o gráfico no computador e do lado um calendário

Resultados 

Os resultados surgem de forma rápida e é perceptível a funcionalidade do remarketing, as conversões dos anúncios da rede de display do Google são muito grandes, ainda sim, eles ficam pouco atrás da taxa de conversão pelo anúncio de palavras-chave que aparecem nos resultados de pesquisa, o custo pelo remarketing na rede de display é muito mais baixo, fazendo com que valha a pena o investimento. 

Em alguns segmentos inclusive, o remarketing pode converter bem mais do que palavras-chave, e esse é mais um motivo para colocar esse tipo de campanha no ar, além do baixo custo, dependendo da área, a taxa de conversão pode ser muito maior. 

Um erro que muitos cometem na hora de fazer o remarketing, é continuar anunciando para aqueles que já se tornaram clientes, o anúncio pode acontecer, porém de uma forma moderada para que os que já são clientes, voltem a comprar com a marca. 

Mas de modo geral, é uma ferramenta muito eficaz que vale sim a pena utilizar na sua marca, loja ou site, existem ferramentas gratuitas e pagas para fazer o remarketing, porém, em todas elas é preciso destinar o quanto você vai gastar para colocar o anuncio no ar, quanto maior for o investimento, maior chance de gerar vendas seu negócio tem.  

Caso ainda não tenha um auxílio para ajudar sua empresa a crescer com a presença digital, entre em contato com a Gravity, nós temos os melhores profissionais para te dar suporte! 

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