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Como atrair clientes: 10 recursos que vão te ajudar

Como você pode obter mais clientes através do marketing? Todo empreendedor faz essa pergunta hoje porque o mercado digital tem um enorme potencial de vendas. 

A transformação digital mudou significativamente os métodos de marketing e aquisição de clientes. No entanto, acompanhar as novas técnicas de marketing digital para saber como atrair clientes pode ajudar sua empresa a superar os desafios digitais e permanecer em uma trajetória de crescimento. Gerando melhores taxas a partir de:

  • custos de aquisição de clientes;
  • retorno sobre o investimento;
  • custo por clique, etc. 

Além disso, tem muitas ferramentas de marketing digital que você pode utilizar para maximizar seus resultados promocionais, veja abaixo as principais técnicas de marketing digital para atrair novos clientes.

Entretanto, todos possuem um objetivo maior: gerar vendas.

Descubra como atrair mais clientes

Agora que você sabe um pouco mais de como o marketing digital atua, vou te mostrar dez dicas que vão te fazer um especialista em captação de clientes. Confira!

1- Conteúdo

A primeira técnica de marketing digital sobre a qual falaremos é uma técnica fundamental que move o mundo hoje: criar conteúdo.
 
No mundo atual de sobrecarga de informações 24 horas por dia, 7 dias por semana, o fator decisivo para destacar produtos e serviços no ambiente online tem sido a qualidade e a relevância do conteúdo. 
 
Pensando nisso, o marketing de conteúdo foi desenvolvido. Sua metodologia é criar materiais personalizados que possam agregar informações relevantes aos consumidores.
 
Isso permite que você crie a autoridade de sua marca em seu tópico, fornecendo conteúdo valioso que não apenas atende a seus clientes em potencial, mas também ajuda a tornar sua página relevante.
 
Tá, mas que tipo de conteúdo você pode fazer hoje como diferencial para o seu negócio?
 
É sobre isso que vou falar a seguir: técnicas e formatos de criar conteúdo envolvente.

2- Materiais ricos

Materiais ricos são conteúdos educacionais que se aprofundam em um tópico específico.

O tema é abordado de forma ampla, não superficialmente como em outras mídias.

Esse tipo de formato de conteúdo agrega valor ao seu negócio online. No marketing digital, funciona tanto como uma isca para atrair leads quanto como uma prática de fidelização essencial para o onboarding de novos clientes.

Além disso, tem as seguintes vantagens:
  • Fidelização de clientes;
  • Mais conversões;
  • Aumento da base de leads;
  • Autoridade da marca. 

Mas qual é o formato real em que você pode encontrar a riqueza do material?

Por meio de vídeos, e-books, infográficos, guias, podcasts, white papers e muito mais.

Mas não adianta criá-los se você não souber como se conectar com seu público. E a melhor técnica para isso é essa abaixo!

3- Copywriting

Essa técnica se baseia em uma produção de textos que busca envolver, influenciar e persuadir um público-alvo, para então vender mais. O uso correto de palavras, bem colocadas e pensadas no consumidor final, atua como um gatilho na mente do consumidor.
 
Copywriting é uma forma de conectar os leitores com o que eles precisam, seja vendendo um produto, serviço ou ideia.
 
Para isso, a técnica utiliza não apenas palavras convincentes como “comprar”, “criar”, “baixar”, mas também entender o que é mais relevante para aquele público alvo. 
 
Explore toda a linguagem.

4- Inbound Marketing

Discurso de vendas. Elemento de visualização de dados, gráfico de marketing. Dados de pesquisa. Estatísticas de negócios.
 
Uma das tendências de marketing mais modernas e populares é a criação de valor para seus clientes.
 
Nesse cenário, o inbound marketing aliado ao marketing de conteúdo se destaca como a técnica certa para atingir seus clientes.

Uma forma de entregar valor é criar conteúdo útil e relevante. Isso você pode fazer através de: postagens de blog; vídeos; webinars; e-books e infográficos.

Outra ideia popular do que é inbound marketing é o modelo de funil de vendas.

Existem vários modelos de funil, mas em geral você pode entendê-los em três etapas:

  • fase 1: consciência;
  • fase 2: consideração;
  • fase 3: decisão. 

Na fase 1, o usuário percebe que existe um problema ou necessidade e começa a buscar uma solução.
 
Na fase 2, o indivíduo considera todas as soluções possíveis para o problema. 
 
Na fase 3, é a avaliação das opções de solução. Qual empresa oferece mais valor? Qual se adapta melhor às minhas necessidades e situação?
 
Ao engajar os clientes por meio dessa técnica de marketing digital, sua equipe deve criar ações que agreguem valor às pessoas existentes em cada etapa da jornada de compra do consumidor.

O segredo é orientar os prospects por todos os estágios fazendo-os avançarem pelas etapas. 

5 - Outbound Marketing 

O outbound marketing (também conhecido como marketing de saída) é um processo de prospecção ativa para abordar potenciais clientes que correspondem ao perfil ideal. 

Os cenários mais comuns em que você pode encontrar essa estratégia aplicada, incluem: comerciais de TV e rádio; anúncios impressos em jornais e revistas; anúncios em sites e outdoor e sinalização. Os seus benefícios são: 

  • Fácil implementação;
  • ROI mais rápido;
  • Resultados mais instantâneos;
  • Geração de leads;
  • Validação de estratégias;
  • Aproximação do cliente é mais fácil;
  • Maior alcance das campanhas;
  • A mensuração é prática.

6- Automação de Marketing 

Essa ferramenta ajuda sua empresa a obter melhores resultados por meio da segmentação de leads e ações de acompanhamento que só são possíveis com o uso dessa ferramenta.

Com a ferramenta de automação em mãos, crie os materiais que devem chegar até os leads e organize os fluxos de nutrição, definindo gatilhos e critérios para o envio do material aos leads.
 
Esses sistemas também agilizam o trabalho em equipe, eliminando tarefas repetitivas, liberando os profissionais para se concentrarem em tarefas mais estratégicas. 
 
Além disso, a plataforma como: Hubspot, RD Station, Sendinblue, entre outros, pode gerar acompanhamentos segmentados para cada lead, agregando ainda mais valor a cada contato.
 
Portanto, usar a automação de marketing como método de marketing digital é essencial para atrair clientes.
 

7- Anúncios Pago

Especialistas em marketing e computador com ícones de megafone e redes sociais. Marketing de mídia social, redes sociais, conceito de marketing na internet.
 
Os anúncios pagos fazem parte das técnicas de marketing digital para atrair novos clientes.

Além disso, ajudam as empresas a criar reconhecimento, alcançar personas e se expor aos clientes na plataforma.

Sua empresa pode criar anúncios pagos em plataformas como:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • LinkedIn Ads. 
Hoje, você pode criar anúncios direcionados ao seu público-alvo, levando em conta fatores como:
  • Interesses;
  • Comportamento;
  • Dados demográficos como gênero, escolaridade e idade. 

O objetivo da segmentação é atingir as pessoas certas, no momento certo, nas plataformas que já utilizam.

A segmentação ajuda na qualificação dos usuários que acessam sua página.
 
Muitas pessoas se perguntam quanto custa anunciar no Google Adwords e outras plataformas como as citadas acima. 
 
A verdade é que você só paga pelos resultados que a plataforma traz para o seu negócio. Especificamente, você paga por cliques em seus anúncios.
Isso significa que você só paga quando seu anúncio é clicado.

8- Otimização de conteúdo com SEO



Pessoas usando caixa de pesquisa para consulta
 
É uma prática cada vez mais comum entre os consumidores buscar informações sobre produtos ou serviços nos buscadores (Google, Yahoo e Bing).
 
Por isso, é essencial que sua empresa apareça preferencialmente na primeira posição dos resultados orgânicos.
 
Dessa forma, é preciso investir na estratégia de SEO (search engine optimization) além de criar conteúdo de qualidade.
 
Essa técnica envolve a otimização do seu site, direcionado de acordo com a pesquisa realizada pelo cliente e, como resultado, a combinação de várias ações com o objetivo principal de se posicionar nos mecanismos de busca modernos.
 
Veja algumas estratégias de SEO que você pode usar em seu blog:

  • Realizar pesquisas de palavra-chave;
  • Otimizar o texto de seus artigos;
  • Otimizar suas imagens;
  • Acelerar o carregamento da página;
  • Ter um design responsivo;
  • Postar apenas conteúdos de qualidade;
  • Ter uma estratégia de link building (resume-se em conquistar backlinks, ou seja, links externos, com origem em outros sites apontando para o seu site de maneira natural ou não.)

A estratégia baseada em palavras-chave significa que seu conteúdo terá uma classificação mais alta sempre que um cliente em potencial pesquisar um termo específico que inclua sua palavra-chave, ele vai encontrar o seu conteúdo nas primeiras posições. 
 
O investimento em SEO pode trazer retornos altos como bom posicionamento nas primeiras páginas da busca orgânica e você não paga pelo clique que o seu site recebe e nem pela posição.

9- Parcerias 



Pessoas de negócios trabalhando em conjunto.
 
As parcerias, especialmente no mercado digital, são uma forma eficiente de ampliar o alcance de uma empresa.
 
No entanto, encontrar um bom parceiro que se encaixe no seu modelo de trabalho nem sempre é fácil.
 
 Existem diferentes tipos de parcerias que podem ser feitas, incluindo:

  • Trocas de guest post (um artigo de convidado, que consiste na troca de conteúdos entre dois blogs).
  • Collab em canais do YouTube (onde um youtuber grava com outro em ambos os canais);
  • Produção colaborativa de e-books ou newsletters.
  • Divulgação nas redes sociais de influenciadores digitais.

Fazer parceria com outras empresas e encontrar seu nicho de mercado é essencial para o sucesso comercial.
 
Dessa maneira, a audiência de ambas as empresas pode ter um aumento. 

10- Gestão de resultados 

 

Pessoas interagindo com gráficos e analisando estatísticas.

 
Todas as técnicas de marketing digital para aquisição de clientes devem ser monitoradas para aumentar o retorno sobre o investimento e permitir a tomada de decisões importantes juntamente com a otimização da campanha.
 
Ao rastrear resultados e métricas, você pode gerenciar o número de visitantes, os clientes que cada anúncio gera ou os leads que disponibilizam o número de visitantes, informações de contato, como nome e e-mail em troca de uma oferta de uma empresa (como um e-book). 

Os clientes em potencial estão interessados ​​no setor e podem querer saber mais sobre seu produto ou serviço no momento certo.
 
Isso permite que você calcule seu ROI e avalie a eficácia das diferentes campanhas que você executa.

Tudo pronto para começar sua estratégia de marketing digital?

Como mencionado no início do artigo, existem várias opções de estratégias de marketing digital para saber como atrair clientes, mas as técnicas apresentadas aqui se mostram eficazes e fundamentais para alcançar objetivos como:

  • Aumentar sua atratividade;
  • Expandir sua geração de leads;
  • Gerar mais conversões de seus clientes.

Afinal, qual das ideais para atrair clientes mais agradou? E qual você pretende usar para alavancar suas vendas? 

Ficou com alguma dúvida? Tem interesse, clique no botão abaixo.

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