Eu gostaria de saber mais sobre os serviços da Gravity

de leitura

5 Motivos para Anunciar no Google

João Victor
Por João Victor

Nos dias de hoje, muitas pessoas têm dificuldades para promover seu negócio, seus produtos e seus serviços. Outros, decidem nem promover, talvez por não ser uma prioridade de investimento, às vezes por não fazer parte de sua estratégia, pelo simples fato de não achar que há necessidade, e, muitas vezes, por não ter conhecimento das melhores formas de anunciar. ­­­­

Para muitas pessoas que pretendem anunciar o seu negócio, há diversas dúvidas frequentes. Será que vale a pena investir em Marketing Digital? Será que haverá retorno? Será que irá atingir o público-alvo desejado? Como que irá atingir o público desejado com a verba investimento disponível? Será que o valor investido, a longo prazo, será considerado um gasto desnecessário ou um benefício importantíssimo no quesito vendas ou visibilidade?

Quais são seus objetivos no meio digital? 

Visando o alcance de seus objetivos e metas, o ideal para as empresas seria encontrar alguma maneira de anunciar em algum meio ou veículo de grande relevância e que atinja o público-alvo desejado, sendo segmentada de acordo com a preferência de características do usuário que a empresa deseja, evitando os chamados ‘’leads não qualificados’’ que são as pessoas cujo as características não correspondem ao que o anunciante deseja.

Outro fator muito visado pelas empresas na busca da melhor maneira de fazer seu Marketing é o equilíbrio entre o investimento e o bom desempenho. Sempre há um certo medo de não se obter resultados mesmo com um valor alto de aplicação de capital, o ideal seria encontrar uma forma de promoção que possua resultados em conjunto com a disponibilidade do investimento, e que, este orçamento seja de maneira controlada.

homem e mulher inserindo moedas em um frasco

Essa tal ‘’maneira ideal de anunciar’’ é mais fácil de se encontrar do que parece. Uma certa empresa disponibiliza de uma plataforma de publicidade que engloba todos os objetivos do anunciante ao criar anúncios, sendo ela, uma das empresas mais famosas, uma das marcas mais valiosas do mundo, e que, segundo o estudo nomeado como ‘’The Most Influential Brands’’, da Ipsos, está em 1º Lugar como a empresa mais influente do Brasil no ano. E esta empresa chama-se ‘’Google’, com a sua ferramenta de links patrocinados nomeada como Google Ads (antigo Google AdWords).

No Brasil, aproximadamente 152 milhões de pessoas, são usuários de Internet, sendo assim, 81% de nossa população. O Google, por si só, é o 2º site mais acessado pelos brasileiros, desbancando as principais redes sociais. Ele fica atrás apenas do YouTube (que também pertence a Google), com 3.4 Bilhões de visitas. Mundialmente, o Google é o site mais acessado com aproximadamente 90 Bilhões de visitas mensais. (Similarweb,2022).

Como funciona o Google Ads?

O Google Ads é um serviço age em prol de atingir o objetivo de seus usuários, podendo ser, direcionar as pessoas ao seu site (promovendo seus serviços, produtos e até a própria marca), atrair visitantes para loja física ou e-commerce, reconhecimento de marca, divulgação de promoções e muitos outros. A Google tem dados de seus usuários, que podem facilmente ser segmentados, por exemplo, pelo local de acesso, pelo gênero, pela renda, e entre outros, possibilitando, assim, que a marca atinja o público desejado. As campanhas são planejadas de acordo com as buscas do usuário, ou seja, o anunciador tem como o desafio, identificar as melhores opções de palavras-chave.

O Que são as Palavras-chave?

As Palavras-chaves são a base da busca. Ao definir as palavras-chave, deve-se pensar que são os termos que o usuário irá pesquisar para que o anúncio seja relevante para ele. É uma forma de buscar o público-alvo desejado, procurando gerar relevância do anúncio para o usuário que está pesquisando no Google.

três pessoas buscando alternativas de palavras em um livro gigante

De que formas posso anunciar no Google?

Cada empresa possui sua estratégia sobre como anunciar no Google. São disponibilizados diferentes formatos e locais para exibir os anúncios, cada um com características especiais para atingir determinado objetivo estabelecido pela empresa. Sendo eles os formatos:

Rede de Pesquisa

É considerada a principal, devido ao seu potencial em atingir o público. Os anúncios de rede de pesquisa são exibidos em formato de texto, junto aos que são chamados de links patrocinados, que encaminham o usuário a certas páginas devido a vontade de cada empresa. Estes anúncios são encontrados na interface de pesquisa do Google. Quando determinado termo é pesquisado no Google, os 3 primeiros resultados da página são anúncios, e os 3 últimos também, além dos resultados orgânicos da Google.

três pessoas fazendo busca na web de diversas formas

Rede de Display

São os anúncios que, por sua vez, possuem um formato gráficos, de texto, de vídeo ou nativo (adotam o formato e o tom do website) e são exibidos em páginas determinadas e segmentadas através de classificações selecionadas pelo anunciante, são tópicos que direcionam os anúncios a sites categorizados de acordo com a vontade do anunciante.

Vídeo

São exibidos na plataforma do YouTube, e em outros sites e aplicativos do Google. No YouTube, podem ser encontrados durante a exibição de um vídeo.

Shopping

São exibidos no Google Shopping, e servem para anunciar produtos e encaminhar sua compra. Após feita uma pesquisa, podem ser visualizados diversos produtos com seus detalhes e descrições, até mesmo, antes do usuário selecionar o anúncio e navegar no site.

App

São exibidos em apps parceiros da Google. Aplicativos que desejam hospedar anúncios da Google, devem solicitar uma avaliação de seu conteúdo pela Google, e caso aprovado, se tornará um parceiro e receberá uma porcentagem dos lucros.

um homem e uma mulher buscando atingir seus objetivos

Talvez você não tenha percebido, mas, durante a leitura do artigo, você já viu 5 motivos para começar a anunciar no google. Vamos recapitular?

Motivo 1: Você encontra a maneira certa de anunciar para cumprir seus objetivos.

Assim como já citados, são disponibilizados diversos formatos de anúncio de acordo com os objetivos de sua campanha, visando o público e a estratégia que você, como anunciantes, gostaria de atingir, sendo o adequado para a efetividade do anúncio.

Por exemplo, a forma de Rede de Pesquisa serve para buscar a percepção de clientes em potencial em sua marca, produtos, ou serviço, e que, os mesmos, realizem a conversão desejada, seja ela, contato através do site, visualização de landing pages, e até mesmo envios de formulário.

Para um anúncio de produtos, que tem como o objetivo a compra em seu e-commerce, usa-se o formato do Shopping, e para aumentar a exposição e alcançar públicos com interesses específicos na Web, usa-se a Rede de Display, já que os anúncios aparecem em sites de acordo com temas selecionados relacionados com o próprio segmento da marca.

Resumindo, independente de qual seja seu objetivo, a Google tem uma solução de formato que facilite a conquista de seus objetivos.

Motivo 2: Você anuncia para quem tem interesse em sua marca e/ou seus serviços e produtos.

A Google tem um enorme poder de segmentação, devido a quantidade de dados a plataforma tem de seus usuários cadastrados, podendo ser por tópicos e canais, público-alvo, locais, faixa etária, renda doméstica, gênero, idiomas, dias, horários, dispositivos e principalmente por palavras-chave, permitindo assim, que você, como anunciante, faça ajustes que atinjam o segmento desejado de acordo com o propósito de sua campanha.

Tendo em vista as palavras-chave de sua campanha, você deve se colocar no lugar de uma pessoa que estaria interessada em achar sua empresa no Google, também por produtos ou serviços que a mesma fornece. O melhor a se pensar seria: “O que um potencial cliente pesquisaria para que a minha empresa apareça para ele em formato de anúncio?”, e, selecionando as palavras-chave ideais, pode ter certeza de que você encontrará os leads que deseja.

Motivo 3: Além do alto potencial de visibilidade, a sua campanha terá seu retorno de acordo com o seu investimento.

A Google obtém grande parte da visibilidade na web, principalmente no Brasil, que é o segundo país que mais gera tráfego no Google, ficando atrás apenas da Índia, e que, segundo um levantamento feito pela Internet Live Stats, processa aproximadamente 8,5 bilhões de pesquisas diárias no mundo inteiro.

Se tratando de uma empresa de tamanho potencial, muitas pessoas imaginam que o valor a se investir deve ser inacessível, porém não é bem assim que funciona.

O investimento irá de acordo com o valor que a sua empresa está disposta a investir. Como forma de controle, o anunciante pode fazer o ajuste do orçamento máximo diário disponível, também, pode-se utilizar a estratégia manual, já que o custo é calculado de acordo com a quantidade de cliques no anúncio, chamado de CPC (custo por clique), que pode ser ajustado manualmente. (Em anúncios de Rede de Display, também pode ser ajustado o CPM, que seria o Custo por mil visualizações).

Motivo 4: Você possui dados de eficiência e pode fazer alterações visando melhorias.

A plataforma do Google Ads é completamente transparente com seus resultados, fornecendo diversas opções de acompanhamento de desempenho de seus anúncios e podendo aprimorá-lo de acordo com seus fins, já que se torna possível encontrar supostos erros.

Além disso, serve como uma maneira de obter conhecimento dos resultados positivos das campanhas, informando se ela está realmente sendo efetiva.

Motivo 5: Você perderia muitos clientes para concorrentes caso não anunciasse.

Para finalizar, podemos considerar este como um motivo que indireto. Se pensarmos, a concorrência é uma das práticas mais importantes do capitalismo, pelo simples fato do fortalecimento de empresas com o objetivo de se destacar sobre seus concorrentes. Isso também serve para anúncios no Google. Se um concorrente da sua empresa já anuncia no Google e a sua empresa ainda não se adquiriu deste recurso, você está, de certa maneira, perdendo um potencial cliente para sua concorrência, pois estamos falando de uma força desproporcional do Marketing Digital, onde pode atingir uma enorme quantidade de usuários, junto com uma enorme quantidade de empresas aderidas ao serviço. Não tem como “ficar pra trás” né?

Agora que você já considerou bons motivos para anunciar no Google, que tal contratar uma agência parceira para realizar seus serviços digitais através desta plataforma? Clique no botão abaixo e entre em contato conosco via chat ou agende uma conversa!

Contrate um Google Partner

Etiquetas: Google Ads, Marketing Digital

Aprenda Marketing Digital em pequenas doses

Você pode vender mais aprendendo Marketing Digital aos poucos. Assim não perca tempo preencha as informações e receba informações que irão se transformar em faturamento para seu negócio.

ebook cc (1)