Skip to content

Checklist de como encontrar a agência de marketing digital

A implementação de estratégias de marketing digital em uma empresa é uma das decisões mais importantes que devem ser tomadas. Porém, algumas empresas não possuem equipe, conhecimento ou tempo para pensar em como começar.

Por isso, uma agência de marketing digital vem para ser uma grande ajuda para essas empresas, pois a agência desenvolve junto com profissionais especializados todas as atividades e estratégias no meio digital para seus clientes.

Ficou curioso em como encontrar a agência perfeita para você? Continue lendo!

O que é uma agência de marketing digital

Promoção de negócios na Internet

Sendo uma empresa especializada em promover produtos, serviços e marcas em canais digitais. A empresa de marketing digital acompanha a estrutura de agências de publicidade, como planejamento, atendimento, criação e mídia. Porém com novas adições, como SEO, criação de sites ou landing pages, conteúdo, links patrocinados entre outros.

Algumas empresas podem ter um relacionamento contínuo com as agências, sendo como uma ampliação da empresa. Mas também elas podem contratar somente para épocas determinadas, como Black Friday, Natal e Dias das Mães ou para estratégias específicas, como redes sociais, Google Ads, email marketing, inbound marketing ou SEO.

Qual é o trabalho de uma agência de marketing digital?

 Equipe apresenta novo projeto de marketing

Com profissionais especializados focados no desenvolvimento e criação de estratégias para o meio online de acordo com as necessidades de cada cliente. Os serviços das agências de marketing digital vão do planejamento até a mensuração de resultados.

Alguns serviços que uma agência de marketing digital oferece:

Criação de Conteúdo

A produção de conteúdo de qualidade é necessário em todo tipo de estratégia na marketing digital, sendo para otimizar site, nutrir leads, publicar em mídias sociais ou criar um blog.

Portanto, a agência digital conta com uma área de marketing de conteúdo com profissionais especialistas que garantem entregas de conteúdos que o público da empresa se identifique.

Planejamento Estratégico

Cada empresa tem objetivos e necessidades específicas. Por isso, a parceria entre o cliente e a agência começa com o planejamento. A agência levanta informações sobre o mercado, concorrentes e do próprio negócio do cliente.

Com essas informações, a agência começa a desenhar um planejamento estratégico de marketing conforme as demandas e os resultados que o cliente espera. Assim definindo cronogramas, indicadores, objetivos e orçamento.

Mensuração dos Resultados

Com profissionais altamente analíticos, a mensuração dos resultados é uma atividade recorrente das agências. Assim, analisando os indicadores e verificando se as estratégias de marketing digital estão obtendo resultados esperados ou em quais devem ser feitas as melhorias.

As agências também disponibilizam relatórios para o cliente, podendo ser semestral, trimestral ou anual.

Links Patrocinados

Os anúncios online são uma das formas mais eficientes de gerar vendas para as empresas. Sendo assim, as agências de marketing digital são responsáveis por definir o objetivo da campanha, segmentar o público-alvo, gerenciar o orçamento, monitorar os resultados, escolher palavras-chave e fazer otimizações para cada vez mais melhorar a performance dos anúncios.

Ferramentas

As melhores agências utilizam a tecnologia a seu favor e a do cliente. Com isso, o uso de ferramentas, como CRM, automação de marketing, gestão de redes sociais, envio de email marketing ajudam a atingir os objetivos com mais eficiência, velocidade e podem ajudar a obter mais leads qualificados.

Como escolher a melhor agência?

Duas pessoas fechando negócio

Com a grande oferta de agências de marketing digital no mercado, às vezes não sabemos como mensurar qual irá atender melhor às suas suas necessidades, por isso irei listar 5 passos para você escolher sua agência.

Identifique seu objetivo

O objetivo é aumentar o conhecimento da marca ou converter leads?

Essa é a pergunta que a empresa deve fazer antes de começar a procurar uma agência de marketing digital, você primeiro tem que olhar para sua empresa e verificar quais as metas que querem alcançar com o marketing digital.

Faça uma reunião com sua equipe e verifique quais as ações que devem ser feitas para atingir essas metas. Caso essas estratégias não puderem ser feitas por sua equipe interna, você saberá as necessidades de marketing digital que uma agência terceirizada poderá preencher.

Orçamento para contratação

Se você fizer uma pesquisa básica no Google, você irá encontrar agências para todos os tipos de necessidades e preços. Então cuidado em focar somente no preço baixo, pois a agência terá uma grande responsabilidade em cuidar da imagem da empresa.

Para prever o quanto você irá gastar, você terá que considerar esses três fatores: investimento em mídia e taxa da agência.

As especialidades da agência

Normalmente algumas agências têm áreas do marketing específicas que se destacam mais ou elas são especializadas em determinados setores, como mercado de moda ou de luxo.

Então, pesquise quais as especialidades da agência digital e contrate uma que entenda completamente seu nicho ou da estratégia que sua empresa quer desenvolver.

Faça pesquisa sobre a agência

Depois que selecionar as agências, faça uma pesquisa sobre a reputação das mesmas. A agência vai ser uma parceira da sua empresa, então você precisa ter confiança nela.

Peça feedbacks, avaliações, cases e depoimentos. Com essas informações você consegue verificar se a agência presta um bom serviço e se é confiável.

Agende uma reunião com a agência

Depois de feita todas as análises e encontrar a agência que se encaixa melhor nos critérios. É a hora de agendar uma reunião com a agência, pois essa é a melhor maneira de conhecer a equipe, analisar sua proposta e verificar se o que eles oferecem é o que você procura.


Escolher uma agência de marketing digital é uma decisão muito importante e tem que ser avaliada criteriosamente, pois ela é que vai cuidar da imagem da sua marca na internet.

Nós da agência Gravity, temos 16 anos de experiência em atender empresas de todos os nichos e trabalhamos para potencializar os resultados dos nossos clientes com todas as estratégias de marketing digital.

Agência de Marketing Digital

Comentários