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Entenda as 6 principais métricas do Google Ads

Quando queremos aumentar a visibilidade de nossa empresa e aumentar o tráfego no nosso site, logo pensamos  em campanhas de links patrocinados do Google Ads. No entanto, para começarmos a usar o Google Ads (antigo Google Adwords) para a publicidade de nossa empresa, é fundamental conhecer as suas métricas, que irão nos ajudar a entender melhor os dados da campanha.

As métricas nos ajudam no acompanhamento dos dados de uma campanha, prevendo os custos e otimizando o retorno obtido.

Neste artigo, irei mostrar as seis principais métricas no Google Ads para vocês ficarem de olho!

Ficou curioso? Continue lendo!

O que são métricas no Google ads

As métricas ou Key Performance Indicator (indicadores-chaves de desempenho) são ferramentas que indicam o desempenho dos anúncios periodicamente.

Sendo assim, eles são usados para analisar, monitorar e otimizar o desempenho da sua estratégia de campanha na rede de pesquisa do Google.

As principais métricas para ficar de olho

Quando vamos analisar as métricas do Google Ads para vermos como está o andamento de nossas campanhas, às vezes ficamos confusos, pois existem tantas métricas que acabamos nos perdendo.

Por isso, irei te ajudar e passar as principais métricas para você ficar de olho e ter mais controle dos seus resultados.

Taxa de cliques

O famoso CTR, ou clickthrough rate ( taxa de cliques), é uma das métricas mais importantes do Google Ads, pois ela mostra em porcentagem, a quantidade de usuários que verdadeiramente clicou no seu anúncio comparando com a quantidade de usuários que viu a campanha. 

O objetivo desta métrica é mostrar como anda o desempenho de sua campanha bem como a campanha de seus concorrentes.

Então, resumidamente ela mostra para você se seu anúncio é atrativo ou não para seu público-alvo, pois se caso seu anúncio estiver com muitas impressões, mas com poucos números de cliques, isso significa que seu anúncio não está chamando atenção.

Custo por Clique

O CPC ou custo por clique é a métrica que nos mostra o quanto custa persuadir um usuário a clicar no seu anúncio e claro, ele ajuda a controlarmos o orçamento no Google Ads.

Então, quanto menor o CPC de um anúncio, o seu ROI (retorno sobre investimento) é maior, pois você está gastando menos por uma conversão e tornando sua campanha mais rentável.

Além de que o CPC não apenas controla o orçamento, como ele nos mostra a qualidade do anúncio, pois quanto maior a qualidade de seu anúncio, menor será o CPC.

Taxa de impressões

Para sabermos a taxa de impressão precisamos dividir o número de vezes que os anúncios foram exibidos pelo volume de busca de palavras-chave.

Então temos que ficar de olho, pois se a taxa de impressão estiver baixa, isso significa que algo está errado com seu anúncio.

Taxa de Conversão

Essa métrica é umas das mais importantes, pois ela nos mostra o que aconteceu depois do clique. Nessa métrica só serão contabilizadas as ações dos usuários que fizeram o que o anunciante esperava, como preencher formulário, informar seu e-mail, efetuar uma compra, etc. 

Assim podemos ver o porquê a taxa de conversão é umas das mais importante do Google Ads, pois ela mostra o resultado efetivo da sua campanha.  

Índice de qualidade

A métrica de índice de qualidade é essencial para sua campanha, pois o Google abaixa e aumenta o índice dependendo da relevância do seu anúncio. Ele é influenciado por outras métricas, como CPC, CTR e palavras-chaves relevantes.

Um fator que deve também se levado em conta para o índice de qualidade é a qualidade de página de destino que leva em conta a experiência do usuário que é medido com métricas, como por exemplo a taxa de rejeição da página.

Resumindo, o índice é uma nota de 1 a 10 conferida pelo o Google para sua campanha. O índice de qualidade funciona praticamente como uma espécie de avaliação de sucesso de seus anúncios.

Então quanto maior for seu índice de qualidade, maior CTR, maior volume de tráfego e menor o seu CPC, assim melhorando seus resultados.

ROI

O ROI (retorno sobre investimento), é a métrica mais importante do ponto de vista financeiro, pois ela mostra o retorno alcançado por meio da campanha Ads.

Então através dela podemos ter uma média de quanto você ganhou com sua publicidade no Google Ads.

Concluindo, podemos ver que o sucesso da sua campanha no Google Ads é de acordo com a experiência do usuário com seus anúncios, por isso é importante acompanhar as métricas que mostrei aqui e desenvolver cada vez mais anúncios eficazes.

Então, com esses dados disponíveis você consegue acompanhar o desempenho da sua campanha e saber quais dados podem ser melhorados para trazer melhores resultados para sua empresa.

Ainda tem dúvidas sobre as métricas? Entrem em contato com a Gravity.

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