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CPC Manual ou Maximizar Cliques, Qual Escolher?

Giovanni
Por Giovanni
lâmpada no meio de várias interrogações

O Google Ads é uma ferramenta que nos possibilita planejar diversos tipos de estratégias diferentes para o nosso negócio, e para escolhermos essas estratégias precisamos pensar sempre qual é a meta que está definida para a sua campanha. Se está buscando cliques, impressões, conversões ou visualizações, e para cada tipo de meta, existe uma estratégia de lance que é mais eficaz.

Se você está se perguntando qual estratégia deve usar, irei falar um pouco sobre algumas dessas estratégias para que consiga tomar sua decisão.

mão clique amarela em fundo azul

Geralmente que temos um foco maior em receber cliques e gerar tráfego, duas estratégias de lances se destacam.

Maximizar Cliques

Essa é uma estratégia de lances automáticos conhecida por ser a mais simples de se dar os lances.

Você deve basicamente definir um orçamento diário médio para que o Google Ads automaticamente gerencie seus lances e consiga o maior número de cliques possível dentro do orçamento estabelecido.

Fique atento pois essa estratégia, assim como o próprio nome sugere, ela foca em conseguir cliques, ou seja, não necessariamente ela vai te trazer conversões. Para isso existem estratégias mais focadas em gerar conversões.

Dentro dessa estratégia você também pode definir um valor limite para os lances.

Essa é uma forma de você conseguir controlar um pouco o valor máximo que quer pagar por clique. E isso é muito importante, pois se você não colocar um limite, o Google Ads ajustará os lances para tentar gerar o maior número possível de cliques com o orçamento disponível, consequentemente, isso pode fazer com que o seu orçamento seja gasto muito mais rapidamente do que você pretendia.

CPC Manual

Com os lances manuais de custo por clique (CPC), é você quem está no controle, você é quem gerencia os lances máximos de CPC.

Essa estratégia é vantajosa pois como você é quem define o preço máximo de cada clique, então apenas quando um usuário realmente mostra interesse para clicar no seu anúncio, é que você paga.

Você controla o quanto quer gastar, tanto no orçamento quando por cada clique.

Outra coisa que o CPC Manual também te possibilita é definir lances diferentes para cada grupo de anúncios ou palavras-chave.

Maximizar Conversões

Conversões são os objetivos que você quer que o usuário cumpra no seu site, como por exemplo preencher um formulário ou comprar um produto.

A estratégia maximizar conversões funciona com o Google alterando os lances automaticamente para gerar o maior número possível de conversões para sua campanha sem ultrapassar o orçamento disponível.

Essa estratégia utiliza de, como o próprio Google define, aprendizado de máquina avançado, para que assim ele consiga otimizar os lances automaticamente, e durante cada leilão ele oferece recursos de personalização de lances, ou seja, o Google Ads precisa que aconteçam algumas conversões na campanha para que a inteligência artificial do Google consiga entrar em ação.

Começar logo de cara usando o maximizar conversões não é uma boa ideia, pois a ideia de maximizar é pegar o que você já tem e melhorar, expandir, aumentar, e se você não tiver um histórico de conversões ou se tiver pouquíssimas conversões, a inteligência artificial do Google vai querer maximizar isso, então você estará dando a ordem para que o Google maximize aquilo que você ainda não encontrou.

Com isso você pode acabar gastando muito mais do que o que você pretendia, visto que ele vai buscar o seu público até que consiga te entregar uma conversão.

Então fique atento para não mudar sua estratégia para maximizar conversões cedo demais, com um histórico de conversões muito baixo.

Agora se o cenário for outro e você já tiver um histórico, deve ficar de olho em qual é o seu histórico de conversões.

Tecnicamente o Google sugere que você tenha mais de 15 conversões em um período de 30 dias para que o sistema possa começar a funcionar, porém é recomendado, por diversos profissionais de marketing digital, que se aguarde um pouco mais.

Espere, mantenha uma constância de resultados, ou cresça os resultados, até conseguir um histórico, com informações de taxa de conversão, de custo de conversão e de ROI, por exemplo, para que você possa medir esses resultados.

executivos cultivando um gráfico

CPC Manual X Maximizar Cliques

Depois de ver mais sobre algumas estratégias de lance, você pode começar a pensar em qual é a melhor para a sua campanha.

Quando falamos sobre estratégias de lance tudo depende do seu objetivo, tem que se basear nas metas da sua campanha.

Mas entre as duas estratégias mais conhecidas, podemos dizer, de forma simplificada, que se você pretende ter um maior controle sobre quanto quer gastar por clique, o CPC Manual vai ser melhor para você. Agora a proposta do Maximizar Cliques é diferente e busca te entregar mais cliques dentro de um orçamento. Muitas pessoas que não tem experiência com o Google Ads ainda, começam optando pela estratégia de maximizar cliques, mas isso não é regra.

No Google Ads a gente trabalha com muitos testes, então quando sua campanha começar a ter resultado, gerar conversões, tente mudar para outra estratégia e continue acompanhando os resultados. Se não der certo, volte para a estratégia anterior e espere por mais informações, acumule mais conversões, antes de realizar a troca novamente.

Espero ter ajudado você a entender melhor sobre algumas das estratégias de lances que temos no Google Ads.

E se você quiser saber mais sobre estratégias de lances e Google Ads, entre em contato com a Gravity!

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Etiquetas: Google Ads, Marketing Digital

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