Eu gostaria de saber mais sobre os serviços da Gravity

de leitura

Google Ads: Como Remover Malware do seu site

Jânio
Por Jânio

Um problema comum que ocorre é websites que são invadidos e infectados por malware. Ser infectado por malware além de colocar em risco seus usuários e assim a credibilidade de sua empresa perante eles, pode afetar o posicionamento do seu site em mecanismos de pesquisa ou afetar sua reputação perante clientes dentro de uma estratégia de Inbound Marketing.

Caso seja anunciante no Google e seu site é invadido, você acaba tendo seu website bloqueado no Google Ads (Google AdWords) e só poderá voltar a anunciar após resolver o problema.


Este guia não vai te oferecer uma solução mágica de como remover um malware em 100% das diferentes situações, mas pode lhe guiar em como conseguir resolver o problema de malware.

Quais malefícios um malware pode trazer?

O mundo dos malwares é muito amplo. O malefício do malware está diretamente ligado aos objetivos e interesses do hacker ou grupo que o criou. Listo aqui alguns dos mais frequentes:

  • Sua conta de anúncios Google Ads pode ser permanentemente suspensa e você banido de usar anúncios Google para sempre;
  • Seu site pode desaparecer dos resultados orgânicos do Google até que você reverta o problema;
  • Seu website se torna mais lento;
  • Você perde permanentemente dados ou acesso à dados do seu website;
  • Suas senhas ou senhas de seus usuários podem ser roubadas;
  • Como consequência da perda das senhas, valores podem ser roubados do seu banco ou carteira virtual;
  • Você pode ser forçado a pagar uma quantia de resgate para recuperar dados vitais para o seu negócio;
  • Seu website é perdido totalmente e deve ser trocado por um novo, com risco do novo também ser posteriormente infectado:

    Estes riscos parecem exagerados ou uma ficção para você? Tome cuidado pois eles são muito reais e podem acontecer com você, sua empresa ou seus usuários.

Como um malware acabou no meu site?

Usuários que tiveram o site infectado por um malware reclamam de não entender o motivo que o site foi infectado.

Existem várias maneiras pelas quais o malware pode entrar em um site e descobrir como isso aconteceu não é fácil.

O malware geralmente é obtido através de modelos ou plugins gratuitos para sites: alguns sites hospedam gratuitamente (geralmente versões contaminadas de produtos fornecidos ilegalmente). O hacker insere malware nesses produtos e a isca é o plugin ou modelo legalmente vendido de um produto geralmente pago.

Outra forma é uma violação de segurança no seu gerenciador de conteúdo (CMS) como por exemplo o Wordpress que, se o sistema não for atualizado, os hackers usam bots que pesquisam sites com problemas conhecidos na Internet e se aproveitam desses tipos de falhas.

Existem outras maneiras como falhas de segurança no próprio servidor web ou uso de senhas não seguras na hospedagem.

Como confirmar que existe malware no meu site

A invasão de um site não é fácil de ser detectada a olho nu. Os hackers preferem deixar as invasões discretas para passar despercebido das agências de marketing digital que cuidam do website e despercebido pelos funcionários da empresa.

O malware acaba se apresentando geralmente para usuários que não visitam o website com frequência. Mas principalmente para usuários que chegam a partir de cliques nos resultados orgânicos de pesquisa do Google.

Existem algumas boas opções gratuitas e rápidas para verificar se o seu website está infectado: Tente usar o VirusTotal ou Sucuri ou Navegação Segura da Google para detectar malware no seu site.

Estes são os melhores métodos de detecção atualmente, mas eles não usam o mesmo banco de dados do Google Ads, para que você possa dar resultados diferentes.

Se pelo menos um dos métodos informados relatar malware, não tenha dúvidas de que o site está realmente infectado.

Outra maneira de detectar malware é acessar por um navegador que ainda não acessou o site, procurar o nome do site no Google e clicar no resultado natural: é quando o malware ataca, o redireciona para um site de terceiros. onde o hacker que criou o malware obtém alguma receita de maneira criminosa.

Como faço para excluir malware e anunciar novamente no Google Ads?

Caso algum dos diagnósticos indicados indique malware no seu website, deve ser uma prioridade você remover ele o quanto antes. Pois um malware no seu website pode lhe causar um grande prejuízo financeiro ao longo do tempo além de colocar em risco a segurança de seus usuários.

Bem, pode não ser muito fácil remover o malware. Não existem ferramentas de remoção que são efetivas em 100% dos casos. Neste ponto, é importante que você entenda que não poderá reverter no Google Ads se não resolver o problema. Portanto, evite criar novas contas ou coisas assim; você pode ser suspenso da publicidade novamente.

Basicamente, existem três maneiras: remover malware do site atual que requer bons conhecimentos técnicos, recuperar um backup de uma época que não estava infectado ou criar um novo site a partir do zero (desta vez não há malware, ok?) Ser capaz de anunciar.

Como prevenir que meu site seja infectado com malware?

Existem algumas dicas que podem prevenir seu site de ser infectado:

  • Mantenha a versão do CMS atualizadas
  • Peça para sua Agência Web fazer backup frequentemente
  • Use SSL/https
  • Não use componentes (modelos, plugins, etc) piratas na criação do website
  • Use senhas seguras
  • instale aplicativos contra vírus e anti-malware

No caso específico do backup, ele não vai prevenir o malware mas vai ser mais fácil se recuperar de uma contaminação quando ela ocorrer.

Como eu volto a anunciar depois que o malware é excluído?

O malware foi removido? Então está tudo certo para voltar a anunciar!

É importante que você execute o processo com ajuda, não tente criar outra conta do Google Ads, conforme indicado.

Homem Feliz

Depois de remover o malware, entre em contato com o Suporte do Google Ads e anuncie que você o removeu. Se sua conta não tiver chegado ao ponto de ter sido suspensa, você receberá a luz verde e sua conta voltará a funcionar.

Caso queira ajuda a voltar a anunciar entre em contato conosco, somos uma agência de marketing digital lhe daremos total assessoria:

Agência de Marketing Digital

Etiquetas: Google Ads

Aprenda Marketing Digital em pequenas doses

Você pode vender mais aprendendo Marketing Digital aos poucos. Assim não perca tempo preencha as informações e receba informações que irão se transformar em faturamento para seu negócio.

ebook cc (1)