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4 passos para fazer o uso do Google Shopping

Sabe aquela ideia de comparar os preços das lojas para garantir a melhor oportunidade? Pois o Google Shopping trouxe isso de maneira simples e rápida para os usuários. Você encontra variedade de produtos, lojas e além disso compara preços, tudo na primeira página do Google, que tal a sua loja aparecer também?

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é uma forma de anunciar produtos do seu e-commerce no Google. Eles ficam posicionados acima dos anúncios no mecanismo de busca e são acionados quando o cliente faz a pesquisa por algo específico, por exemplo uma pesquisa por smartphones.

imagem de uma pesquisa por smartphone no google

Com o anúncio aparecem informações relevantes como preço, loja e uma breve descrição sobre o item. Essa ferramenta ajuda a posicionar seus produtos na vitrine do Google e o cliente vê as informações antes do clique para a sua página. 

Se o usuário que está fazendo a pesquisa clicar na aba “shopping”, abaixo de onde ele digitou o nome do produto, ele será direcionado para a página do Google Shopping com mais opções do produto que ele pesquisou. 

imagem de uma pesquisa de smartphone no google shopping

Mas se na primeira página ele clicar na seta à direita dos produtos, o carrossel de opções fica maior, mas sem sair da página “Todas” de pesquisa do Google, assim ele também consegue ver mais opções do que pesquisou. 

imagem de uma pesquisa de smartphone  no Google

Aqui o cliente tem uma pré-seleção antes de entrar em um site específico. Depois que ele decide quais são as ofertas mais relevantes ele clica no título e é direcionado para o site de destino do produto. Vale lembrar que otimizações nos sites são sempre boas formas de manter o cliente na sua página, então forneça informações claras, tenha uma página com bom carregamento e uma experiência de usabilidade agradável ao cliente, assim suas chances de conversão ficam ainda maiores. 

Como posicionar bem os meus produtos nas Campanhas do Shopping?

Mas se você quer aparecer na primeira página precisa ter atenção na hora de cadastrar os produtos do seu e-commerce. Lembre-se de colocar informações relevantes, preços atrativos e fazer anúncios.

Mas não posso posicionar no shopping de maneira orgânica? 

Sim, o Google tem a opção de listagem gratuita para aparecer de maneira orgânica no shopping, porém eles só aparecem quando o usuário clica na aba “shopping” do mecanismo e eles aparecem abaixo dos anúncios. Na aba de pesquisa geral só aparecem os e-commerces que anunciam de maneira paga os produtos do Google Shopping no Google Ads. 

Mas como eu cadastro a minha loja no Google Shopping?

Você já notou que o Google Shopping é cheio de vantagens, mas de nada adianta se não souber fazer o cadastro na plataforma. Calma que aqui vai o passo a passo:

Passo 01

Acesse o “Merchant Center“, clique em “primeiros passos” e crie a conta da sua loja virtual, caso ainda não tenha uma conta do Google, se já tiver só faça o login e preencha com as informações sobre o seu e-commerce.

Passo 02

Você vai precisar importar as informações dos produtos que tem para oferecer através de um feed de produtos ou também pode sincronizá-los através de uma plataforma de comércio eletrônico. 

Passo 03

Acrescente as informações dos seus produtos, faça a marcação de dados e inclua anúncios do shopping. 

Passo 04

Comece a fazer seus anúncios de produtos no Google Shopping através da plataforma do Google Ads.   

Vantagens do Google Shopping

As vantagens do Google Shopping são muitas, você aumenta o tráfego na sua página, traz mais leads qualificados para o seu e-commerce e isso aumenta a chance de conversões, além de aumentar sua presença tanto no mecanismo de busca quanto através do remarketing. 

Como assim Remarketing no Google Shopping?

Remarketing é você atingir novamente aquele público que entrou na sua página, viu os seus produtos, mas não converteu, ou seja, não finalizou a compra. Com o remarketing do Shopping você pode impactar o seu potencial cliente enquanto ele navega em outros sites, mas mostrando os produtos que ele viu na sua página. 

imagem com exemplo de anúncio de display no site terra

Como no exemplo dos smartphones, depois que o usuário navega por algumas páginas, demonstra interesse, mas não finaliza a compra, ele é atingido em outros sites com o produto que ele estava pesquisando. 

Integração Google Ads e Google Shopping

 A função do Google Ads é levar produtos e serviços como resultados de busca aos que pesquisam ou demonstram ter interesse por esses produtos ou serviços no Google, mas a forma com que esses anúncios são apresentados é o anunciante quem edita e eles são baseados nas palavras-chave. 

Já o shopping oferece produtos específicos do seu e-commerce como resultados de pesquisa quando o usuário pesquisa por determinado objeto. Nesse caso, quem decide quais são as palavras e os termos mais relevantes para o seu anúncio é a própria Google. A integração dos dois pode trazer mais leads para a sua loja. E o melhor, o Google Shopping é pensado para as pesquisas através de dispositivos móveis, ou seja, você não vai perder aquela venda nem pelo celular e nem via desktop. 

Vale lembrar que é importante conter algumas informações importantes sobre o seu produto, algumas dessas informações são:

  • Marca 
  • Cor
  • Tamanho
  • Gênero
  • Imagem com uma definição
  • Disponibilidade
  • Descrição
  • Números globais de item comercial (GTINs)

Agora que você já sabe tudo para anunciar no Google Shopping, não se esqueça de também fazer anúncios do Google para que, com campanhas inteligentes, você ofereça o produto que o seu cliente precisa, no momento certo.

Quer ajuda para anunciar, no Google Shopping, os seus produtos? Converse com a Gravity!

Agência de Marketing Digital

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