Skip to content

4 erros que fazem você perder dinheiro no Google Ads

Quando o assunto é anúncio, pode ser no Google Ads ou no Facebook Ads, o primeiro pensamento que vem à mente dos anunciantes são: atração de clientes e aumento nas vendas. Mas você sabe quais são os pontos em que você deve tomar mais cuidado para não cometer erros e criar uma campanha de sucesso?
Se você está com esse pensamento pode ficar tranquilo que eu vou te passar os principais pontos e práticas recomendadas para você não cometer erros e deixar os seus anúncios cada vez melhores.

Google Ads, o que é?

O Google Ads é uma plataforma de anúncios e com uma conta do Google podemos fazer três tipos de anúncios, são eles:
Pesquisa: Os anúncios de pesquisa são aqueles que aparecem em destaque quando pesquisamos algo na plataforma da Google, esses são os primeiros links e nos levam para a página de destino principal da empresa anunciante e são disponibilizados na rede de acordo com as palavras-chave.
Display: Os anúncios de display são aqueles que aparecem, normalmente na forma de arte gráfica, em sites parceiros da Google, como por exemplo sites de notícias. Esses anúncios podem ser veiculados de acordo com os gostos pessoais do usuário que são identificados pela Google ou podem ser anúncios de remarketing, com a veiculação de propagandas sobre sites que os usuários demonstram interesse.
Youtube: Para exibir anúncios em vídeo no início ou durante exibições no Youtube, basta ir no Google Ads criar a estrutura e é por meio de segmentação de público-alvo você seleciona os usuários relevantes para a sua propaganda e é pelo Google Ads que são feitas todas as segmentações, ajustes e monitoramentos do anúncio em vídeo no youtube.

Quais erros não cometer quando fizer suas campanhas

A principal diferença entre anúncios bons e ruins está na estruturação da campanha, por exemplo, se ela tem um público bem segmentado, palavras-chave relevantes para o seu público ou CTAs chamativos, afinal não adianta você investir muito dinheiro em anúncios sem qualidade, pois pode ser que a Google não veicule eles de maneira relevante para o seu negócio. Por isso aqui vai uma lista de erros que você não pode cometer nos seus anúncios:

1- Uso errado das palavras-chave

No momento em vamos montar a nossa campanha precisamos conhecer o nosso público-alvo, o que ele pesquisa, quais são seus interesses, como é feita essa pesquisa e diante de informações como essas selecionamos quais palavras devemos adicionar à nossa campanha e não só isso, quais palavras devemos negativar nas nossas campanhas, afinal negativar palavras também é uma forma de segmentar para os seus anúncios apenas as pesquisas que estão de acordo com o seu negócio.
Além de adicionar e excluir palavras também devemos escolher o tipo de correspondência dessas palavras, “exata” onde apenas quem escrever exatamente a palavra-chave que você adicionou ou termos muito próximos vai ver os seus anúncios, “frase” onde seus anúncios são ativados apesar de variações pequenas na palavra que foi adicionada e “ampla” onde independente da ordem das palavras na frase ou de alterações no meio da frase os anúncios são exibidos e o melhor a ser usado é uma variação dentre elas, tanto para adicionar quanto para negativar essas palavras.

2- Não fazer segmentação de público

Se você vende pneus para carro, qual é a vantagem em anunciar para pessoas que não dirigem? Nenhuma!
Isso parece óbvio no exemplo, mas nem sempre a segmentação é feita corretamente, o que faz com erros como, mostrar o seu anúncio para um público completamente desinteressado no seu produto aconteça.
Mas primeiro é importante saber, qual é o seu público, ou seja, para quem você deve oferecer o que vende? Quando você obtiver o máximo de informações possíveis sobre o seu público você deve investir tempo em uma segmentação detalhada de público e até campanhas locais caso o seu segmento seja menor e atenda apenas a algumas regiões, tudo através da plataforma do Google Ads.

3- Campanhas sem planejamento e objetivo

Se você tem uma campanha sem planejamento, sem objetivo e sem acompanhamento das metas, como será possível avaliar a eficácia e o retorno dela? Isso pode até fazer com que você invista dinheiro em algo que não te traz lucros.
Então é importante analisar diversos aspectos internos do negócio, avaliar os objetivos da empresa, ajustar o quanto pode investir e o quanto quer de retorno, lembrando que esse retorno não vem do dia para a noite, mas no decorrer do tempo e do quanto você consegue otimizar as suas campanhas.
Outro ponto que merece atenção são quais são as métricas que você utiliza para avaliar os seus resultados. Essas métricas devem ser selecionadas estrategicamente e estar de acordo com o seu objetivo.

4- Falta de monitoramento e ajuste nas campanhas

Um dos pontos mais vantajosos do marketing digital é a possibilidade de mensuração, podemos metrificar praticamente qualquer ação de marketing online e dessa mensuração conseguimos insights importantes para as campanhas, grupo de anúncios, palavras, públicos, regiões do anúncio, dentre várias outras. Por isso a falta de monitoramento das campanhas dificulta as otimizações, deixam elas sem base para saber quais são as melhores ações a serem tomadas e fazer alterações erradas podem prejudicar muito o resultado da campanha. Por exemplo, se 99% dos seus clientes chegam até você através do celular, você deve fazer uma campanha Google Ads para dispositivos móveis, por exemplo, com uma landing que fique bem adequada aos celulares.

Agora você já sabe o que não deve fazer no Google Ads pode reavaliar as suas campanhas e otimizá-las para atrair cada vez mais clientes para o seu negócio. Mas se quiser contar com uma agência Google Partner para melhorar as suas campanhas e atrair cada vez mais leads a Gravity pode ajudar!

 

Agência de Marketing Digital

Comentários